Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte é escolhida pela Fifa para sediar Copa do Mundo de Futebol Feminino
Junia Garrido/PBH

Belo Horizonte é escolhida pela Fifa para sediar Copa do Mundo de Futebol Feminino

criado em - atualizado em

O prefeito Álvaro Damião acompanhou nesta quarta-feira (7) o anúncio da escolha de Belo Horizonte como uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol Feminino, marcada para 2027. O anúncio foi feito pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, em solenidade transmitida em telão no estádio do Mineirão com a presença de autoridades do município e do estado. A competição terá 32 seleções e os jogos serão realizados em estádios de oito capitais brasileiras – no caso de BH, as partidas serão no Mineirão. 

Logo após o anúncio, o prefeito comemorou a escolha da capital como uma das sedes da Copa. “Quero agradecer a confiança da Fifa em apostar, mais uma vez, em Belo Horizonte como sede, primeiramente da Copa do Mundo masculina e agora somos também da Copa do Mundo de futebol feminino. Isso mostra a importância de Belo Horizonte e do Mineirão, que já contou tantas histórias. Eu já vi e vivi tantas histórias bonitas no gigante da Pampulha. Posso dizer que Belo Horizonte está preparada ser uma grande sede e, quem sabe, sediar a grande final, o que depende da Fifa. É um momento de grande alegria”, afirmou. 

A escolha de Belo Horizonte como uma das cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino reforça o município como um destino turístico e esportivo de relevância, além de dar à cidade uma projeção internacional. Para se ter uma ideia, a Copa de 2023, realizada na Austrália e Nova Zelândia, levou para os estádios quase 2 milhões de torcedores e foi acompanhada em todo o mundo por 2 bilhões de telespectadores – segundo dados da Fifa. 

Nos últimos 10 anos, Belo Horizonte tem se destacado como um importante polo de eventos esportivos de grande porte. A cidade recebeu a Copa do Mundo Masculina de 2014, sediou algumas partidas das Olimpíadas de 2016, foi uma das sedes da Copa América em 2019 e palco da final da Supercopa do Brasil, além de sediar a Stock Car no ano passado. Já O lucro estimado para as cidades que sediaram os jogos em 2023 foi de pouco mais de R$ 560 milhões em cada uma. 

Belo Horizonte é reconhecida por sua infraestrutura turística de qualidade e por apresentar custos mais acessíveis em comparação a outros grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro. A localização da capital mineira é ainda estratégica, na região central de Minas Gerais, e é inserida na terceira maior região metropolitana do Brasil. 

Vale lembrar que trazer para a capital eventos como a Copa do Mundo Feminina traz impactos positivos na hotelaria e em setores como alimentação, transporte e entretenimento. 

Além de BH, também sediarão jogos as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Brasília, Recife, Salvador e Porto Alegre.

Iluminação

Em comemoração à escolha da cidade para receber jogos da Copa do Mundo, o edifício-sede da Prefeitura e mais seis pontos turísticos da cidade foram iluminados pela PBH tão logo foi feito o anúncio da Fifa. Os sete locais ficarão iluminados com as cores verde e amarelo até sexta-feira (9).  

Confira lista com os locais iluminados pela PBH:

Edifício-sede da PBH
Praça da Estação 
Fonte Cruzeiro do Sul da Praça da Liberdade  
Praça da Independência (Sulacap / Sulamérica)
Casa do Baile  
Igrejinha da Pampulha
Museu de Arte da Pampulha

Outros pontos de BH também receberão iluminação especial em prédios ligados ao governo do estado e a entidades privadas.