29 August 2025 -
A cerimônia de abertura do Jogos da Primavera 2025 teve a presença de 3.500 pessoas, marcando o início da maior competição esportiva estudantil da rede municipal. Houve apresentações culturais preparadas pelas escolas, com destaque para o grupo Japão, que exibiu a emocionante dança do dragão. A Banda da Guarda Civil Municipal abrilhantou o evento.
Houve desfile das 101 delegações escolares. Cada escola fez a entrada com os alunos trajando uniformes esportivos, carregando bandeiras e placas com os nomes das instituições de ensino.
A mesa de honra foi composta pelo secretário de Esportes e Lazer, Rubão; Luciana Madeira (diretora de Eventos); a atleta transplantada medalhista mundial, Maria Eduarda Rezende Porto; Arminda Aparecida de Oliveira (subsecretária de Gestão Pedagógica); os atletas da seleção brasileira Sarah Alicia Lopes Honório (taekwondo) e Rhuan Pablo Carvalho (futebol americano e Flag Football); dentre outras autoridades.
"Os Jogos da Primavera representam muito mais que competição. São uma ferramenta de inclusão, saúde e formação cidadã, por meio do esporte. Ver milhares de jovens envolvidos nesse projeto mostra o quanto o esporte transforma vidas”, destaca o secretário Rubão.
Escolha da mascote
Um dos momentos mais emblemáticos da cerimônia foi a entrada do fogo simbólico, conduzido por alunos das escolas campeãs da edição anterior, e o acendimento da pira olímpica. Em seguida, foi revelada a mascote. Após votação que mobilizou toda a comunidade escolar, Casca Dura foi anunciado como o grande vencedor, com 47,41% dos votos. Lagoinha ficou em segundo lugar (28,97%), seguida por Jataí (23,62%).
Próximas etapas
O início das competições está previsto para 8 de setembro, e vão até novembro. Os jogos contemplam tanto o Festival da Primavera (para estudantes de 6 a 10 anos) quanto o Torneio da Primavera (para alunos a partir de 11 anos), com modalidades convencionais e paradesportivas.