Pular para o conteúdo principal

Banco de Alimentos da PBH
Adão de Souza/PBH

Banco de Alimentos da PBH arrecada 505 toneladas em 2022

criado em - atualizado em

O Banco de Alimentos da Prefeitura de Belo Horizonte arrecadou mais de 505 toneladas ao longo de 2022 – o que representou quase 2 milhões de refeições complementadas por meio das doações. Os números tornam o Banco de Alimentos um dos equipamentos municipais que atuam de forma estratégica na garantia da segurança alimentar para a população mais vulnerável da cidade.

 

O programa atende ao todo 43 instituições cadastradas em Belo Horizonte e impacta cerca de 6 mil pessoas semanalmente. Os alimentos são coletados junto à rede de doadores, avaliados e selecionados pela equipe técnica do Banco de Alimentos e, em seguida, são repassados segundo o número e a faixa etária dos públicos atendidos pelas instituições cadastradas.

 

Para reduzir o desperdício de alimentos, o Banco recebe produtos considerados fora dos padrões de comercialização, mas ainda adequados ao consumo humano. Com a transformação do que seria dispensado em alimento para quem precisa, a unidade contribui para a promoção da segurança alimentar e nutricional e para a redução do desperdício.

 

Marcia Izabel Mendes, coordenadora do Centro Mineiro de Recuperação Auditiva- (Cemear), uma das instituições que recebem doações do Banco de Alimentos, destaca que as doações do Banco são fundamentais para os trabalhos diários da instituição. “É muito importante suprir as necessidades nutritivas dos pacientes em tratamento na instituição. Atendemos diariamente muitos pacientes de diversas regiões de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Neste sentido, as doações do Banco de Alimentos fazem toda diferença para nosso público, principalmente crianças e adolescentes”, diz.

 

O Programa Banco de Alimentos é um importante política pública que funciona como uma ponte entre quem quer doar e quem precisa receber. "Ao doar, a organização amplia as suas ações de responsabilidade social e cidadania, reduz custos com o descarte de produtos e são isentos de responsabilidade pelo consumo do alimento doado. Mas o mais importante, auxilia no acesso ao alimento para quem mais precisa, e pode acompanhar de perto a destinação das doações: são crianças, pessoas com deficiência, idosos, comunidades tradicionais entre outros grupos beneficiados por esta rede”, explica a subsecretária municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Darklane Rodrigues.

 

Rede Parceira

 

Em 2022 a Prefeitura firmou parceria com representantes de eventos culturais e festivais de Belo Horizonte, ampliando a rede de doadores do Banco. Foram doados cerca de 18,5 toneladas de alimentos de parceiros em eventos culturais e festivais na cidade. Arroz, feijão, macarrão, açúcar, farinhas, café, leite, entre outros produtos, foram recebidos pelos parceiros, em substituição ao pagamento da entrada ou como complementação aos ingressos chamados “meia social”.

 

Apoio à Agricultura Familiar e Urbana

 

O apoio e fortalecimento da agricultura familiar também foi destaque no último ano. Cestas de hortifrutigranjeiros (legumes, frutas e ovos) da agricultura familiar foram entregues a 25 instituições e organizações que atendem crianças e adolescentes. A entrega atingiu cerca de 4 mil famílias. A ação fez parte de uma parceria intersetorial entre a Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de BH.

 

Além disso, do total de alimentos doados no ano, cerca de 93 toneladas de alimentos, foram adquiridas diretamente de agricultores familiares de Minas Gerais, por meio da operacionalização do Programa Alimenta Brasil.

 

Educação Alimentar e Nutricional

 

Além da distribuição dos alimentos, a equipe do Banco realiza visitas técnicas nas instituições, a fim de orientar a melhor utilização dos alimentos, aprimorar as boas práticas e promover cardápios mais saudáveis. Atua também na área de educação alimentar e nutricional, promovendo cursos voltados aos/as manipuladores/as de alimentos das instituições cadastradas, oficinas e palestras voltados à capacitação dos funcionários e ao público que visita o equipamento.

 

Seja doador

 

Organizadores de eventos, pessoas físicas, indústrias alimentícias, centrais de distribuição, sacolões, supermercados, incluindo e-commerce, produtores e redes varejistas podem realizar doações. Basta entrar em contato nos telefones 3277-5713 ou 3246-3020 ou pelo e-mail bancodealimentos@pbh.gov.br.