Pular para o conteúdo principal

Mais de trinta pessoas no baile comemorativo dos 15 anos do Centro de Referência em Saúde Mental Nordeste
Foto: Melissa Reis

Baile marca celebração de 15 anos do Cersam Nordeste

criado em - atualizado em

Chamado de “Al di là del muro”, o baile foi o auge das comemorações dos 15 anos do Centro de Referência em Saúde Mental (Cersam) Nordeste, realizado no dia 28 de setembro, no Centro Cultural Nordeste. A expressão, que significa “Para além do muro”, retrata a política adotada atualmente para os usuários de sofrimento mental – tratamento fundamentado na liberdade dos cidadãos e na reinserção social. O evento reuniu mais de 230 pessoas, entre usuários, familiares, trabalhadores e representantes de vários equipamentos da área da saúde.

 

Durante o baile, os participantes tiveram música ao vivo e dançaram até a valsa. Apresentações de dança, homenagens e momentos de reflexão sobre a história do Cersam Nordeste marcaram a festa. Para Cynthia do Carmo de Jesus, 30, o encontro foi um importante momento de confraternização. “É muito bom termos eventos como esse, poder dançar, fazer amizades e interagir uns com os outros”. Cynthia é acompanhada pela unidade há mais de 10 anos e sente-se feliz com o tratamento e cuidados recebidos na unidade.

 

O Cersam Nordeste é um importante equipamento no tratamento de pessoas com sofrimento mental em crise. A unidade atende cerca de 300 pacientes, todos os dias da semana, e a demanda surge de forma espontânea ou por encaminhamento dos serviços de saúde. Quando o usuário chega ao Cersam, ele passa pelo acolhimento e avaliação para definição da modalidade de tratamento mais adequada: permanência durante o dia, atendimento apenas ambulatorial ou permanência dia e hospitalidade noturna.

 

Denizete Lima, gerente do Cersam Nordeste, ressaltou a alegria e o empenho de toda a equipe na preparação das atividades em comemoração ao aniversário da unidade, e de uma forma muito especial na do baile. “Todas as ações foram planejadas pensando no bem-estar e na satisfação dos nossos assistidos. Cada detalhe do baile, por exemplo, foi pensado a partir do cuidado em liberdade. A confraternização proporcionou importantes momentos de interação e empoderamento, marcados por sentimentos de igualdade e liberdade”, disse Denizete.

 

Além do baile “Al di là del muro, outras atividades também marcaram as comemorações dos 15 anos do Cersam Nordeste. Foram realizados seminários temáticos direcionados aos trabalhadores da área e campanhas educativas sobre a Rede de Atenção Psicossocial.