Pular para o conteúdo principal

Elefante menor caminha atrás de elefante maior no pôr do sol, com árvore ao lado. Pintura de Maria Inêz Ribeiro. Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Artista plástica retrata elefantes em pinturas diversas

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura apresenta, de 5 a 29 de abril, no Centro Cultural Padre Eustáquio (Rua Jacutinga, 821, Padre Eustáquio), a exposição “Elefantes”, da artista plástica Maria Inêz Ribeiro. A mostra traz pinturas acrílicas e óleo sobre tela, que retratam a crueldade da matança dos elefantes e o risco da sua extinção. A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada de terça a sexta, das 8h às 17h e aos sábados, das 9h às 12h.

 

O talento de Maria Inêz Ribeiro para a pintura foi desenvolvido na própria Fundação Municipal de Cultura, dentro da Escola Livre de Artes. Admiradora da natureza, Maria Inêz passou a pesquisar e se informar sobre a vida dos elefantes. Logo ela se deparou com a triste realidade desses animais que são perseguidos e massacrados pelo homem. “Esse tema me sensibilizou, gerou várias emoções de amor e respeito a esses animais. Após várias pesquisas, me senti na obrigação de sensibilizar outras pessoas através da minha arte, para que mais pessoas abracem a causa e lutem pela defesa dos elefantes”, afirma.

 

Em suas obras, Maria Inêz busca expor a necessidade de proteger os elefantes. Inspirada na obra “Lentes que Gritam”, do fotógrafo britânico Nick Brandt, a artista buscou retratar de maneira realista os animais, usando técnicas de sombra, luz e perspectiva. “Foram suas poderosas e realistas imagens que me levaram a ver a exuberância de tão belos animais no seu tamanho formas e principalmente inteligência”.