6 November 2024 -
O Aquário do Rio São Francisco, localizado na Zoobotânica, recebe uma programação especial neste domingo (10). Muita música, oficinas e bate-papos irão explorar a rica biodiversidade presente em um dos mais importantes rios do Brasil, que passa a contar com um álbum infantil especial, “Os Habitantes do Fundo do Rio”, do compositor e idealizador do projeto, Cláudio Fraga. As atividades serão gratuitas para os visitantes do Aquário, mas, para acesso ao equipamento, é necessário a compra de ingresso. Confira os valores aqui!
O lançamento do álbum contará com duas apresentações, às 11h e às 14h. No repertório, 10 canções inéditas apresentam os animais aquáticos que habitam o rio São Francisco, com as características e hábitos. As músicas que compõem o álbum são: Cascudo, Dourado, Lambaris, Peixe-Cachorro, Piau, É Pintado ou Surubim?, Piranha, Tartaruga de Rio, Traíra e Os Habitantes do Fundo do Rio. As letras e as melodias foram inspiradas em pesquisas realizadas no Aquário Municipal de Belo Horizonte, garantindo um conteúdo preciso e educativo. As canções também falam da importância da água doce e do meio ambiente que é banhado por esse rio tão importante para Minas Gerais e para o Brasil.
Antes das apresentações, os visitantes serão convidados para um bate-papo informal e divertido, o “Falando de Peixe… Pescou?!”, realizado pela equipe de Educação Ambiental da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), que irá apresentar as espécies cujos personagens participam do espetáculo. Serão abordados os seguintes temas: características das espécies, habitats, alimentação, reprodução, principais ameaças, estado de conservação, bem como o papel que o Aquário desempenha na conservação integrada das espécies que estão sob seus cuidados. Os participantes poderão observar, ainda, o comportamento dos peixes, especialmente dos surubins, no tanque 18, com a introdução dos seguintes itens de enriquecimento: duas petballs com peso e preenchidas com ração úmida, de modo a se posicionarem no fundo, além de uma abóbora perfurada.
A dança também estará presente em duas oficinas oferecidas gratuitamente para os visitantes do Aquário, sendo uma de Hip Hop, ministrada pelo coreógrafo Jonathan Miranda, e outra de Passinho, do coreógrafo Dudu Sorriso, com horários às 10h e 13h30. As atividades serão realizadas no segundo piso do Aquário com público limite de até 60 pessoas. As senhas serão entregues 1h antes de cada atividade.
Sobre o projeto
O álbum "Os Habitantes do Fundo do Rio" faz parte de um projeto iniciado por Cláudio Fraga, em 2011, com "O Tubarão Martelo apresenta os Habitantes do Fundo do Mar”, hoje com 20 vídeos de animação, que somam mais de 36 milhões de visualizações no youtube (@otubaraomartelo); um espetáculo musical teatral e um filme de animação infantil. O álbum "Os Habitantes do Fundo do Rio (Rio São Francisco)” conta com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, através do patrocínio da Pacto Administradora e da MGS.
Serviço:
Lançamento do álbum infantil "Os Habitantes do Fundo do Rio (Rio São Francisco)”
Horários: 11h e 14h
Dia: domingo (10)
Local: Aquário do Rio São Francisco (Zoológico de Belo Horizonte)
Portaria I – Av. Otacílio Negrão de Lima, 8.000 – Braúnas / Portaria II – Av. Antônio Francisco Lisboa, 2.600 – Confisco.
Confira aqui os valores dos ingressos.
Atividade “Falando de Peixe… Pescou?!”
Horários: 9h30 às 12h30 e 13h30 às 15h - gratuita*
Oficinas de Hip Hop e Passinho
Horários: 10h e 13h30 - gratuita*
*Entrada gratuita para as apresentações. O acesso ao Aquário do Rio São Francisco é pago. Confira os valores de ingressos aqui!