Pular para o conteúdo principal

Aplicativo facilita mobilidade de pessoas com deficiência visual em BH
Foto: PBH/ Divulgação

Aplicativo facilita mobilidade de pessoas com deficiência visual em BH

criado em - atualizado em

A população de Belo Horizonte terá um aplicativo ainda mais eficiente para facilitar a mobilidade de pessoas com deficiência visual. Desenvolvido pela Cittamobi, sem custos para a Prefeitura, o aplicativo foi apresentado oficialmente, nesta quinta-feira (15), em evento realizado no Instituto São Rafael, um dos principais centros de referência da capital no atendimento especializado a pessoas com deficiência visual. O superintendente de Mobilidade do Município de Belo Horizonte, André Dantas, participou da apresentação. 

 

A desenvolvedora é a responsável pela tecnologia gratuita, que utiliza os dados abertos da Prefeitura. Com o Cittamobi Acessibilidade, os desafios de mobilidade das pessoas cegas diminuem, pois é possível receber informações em tempo real que ajudam na autonomia do deslocamento, como horário de chegada do ônibus, o melhor percurso a fazer e o ponto correto para embarque e desembarque.

 

A Superintendência de Mobilidade Urbana (Sumob) apoiou o projeto desde a concepção, bem como o processo de desenvolvimento da inovação, subsidiando a empresa com informações do município e realizando reuniões para ajustes e troca de experiências. Para a prefeitura de Belo Horizonte, a tecnologia é muito bem-vinda. “Trazer inovação que fomente a mobilidade e dê acessibilidade à população, especialmente às pessoas com deficiências, tem sido nosso objetivo recorrente”, esclarece André Dantas, superintendente da Sumob. Ele destacou ainda a importância de a tecnologia ter sido desenvolvida a partir da experiência de um cego e reforçou a frase de Paulo Freire estampada num cartaz do Instituto São Rafael: "A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades".