Pular para o conteúdo principal

Aplicação da vacina contra a Meningite C para toda população termina nesta sexta
Divulgação/PBH

Aplicação da vacina contra a Meningite C para toda população termina nesta sexta

criado em - atualizado em

No dia mundial de enfrentamento à meningite, a Prefeitura de Belo Horizonte reforça que a vacina contra a doença está disponível para toda a população até a próxima sexta-feira (28). A capital já aplicou mais de 200 mil doses da vacina contra a Meningite C, desde a ampliação do público-alvo para receber o imunizante.

 

As doses são aplicadas nos centros de saúde da capital. Confira os endereços e horários. Para a vacinação contra a meningite C é necessário que o usuário seja cadastrado em um centro de saúde. O cadastro pode ser realizado no momento em que a pessoa chega à unidade. Além de ser um procedimento de rotina, é uma exigência do Ministério da Saúde para o efetivo registro das doses aplicadas no município e, também, para que as informações sejam incluídas no ConecteSUS, plataforma digital do governo federal.

 

A partir da próxima semana, as doses voltam a ser aplicadas apenas em crianças de 3 e 5 meses, com dose de reforço aos 12 meses, e em situações específicas, como as pessoas imunossuprimidas. Nestes casos, o paciente deve apresentar relatório médico que comprove a condição e a aplicação da vacina é realizada no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), após avaliação por profissional da unidade.

 

É importante reforçar que não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina contra a meningite C e outros imunizantes, como a vacina da covid-19 e da gripe.

 

A meningite C é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando infecção generalizada. A vacina é uma importante forma de prevenção à doença. Somente neste ano foram confirmados quatro casos de Meningite C e dois óbitos na capital.