Pular para o conteúdo principal

 Aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 para pessoas de 18 a 59 anos
Foto: Amira Hissa

Aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 para pessoas de 18 a 59 anos

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte informa que começa a aplicar a vacina bivalente contra a covid-19 nas pessoas de 18 anos ou mais na próxima terça-feira (2). Até esta sexta-feira (28) o imunizante estará disponível nos centros de saúde e postos extras apenas para o público já convocado: idosos a partir de 60 anos, pessoas com 12 anos ou mais com alto grau de imunossupressão ou comorbidades, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, pessoas com deficiência permanente, indígenas e quilombolas. 

A estratégia foi definida porque a Prefeitura de Belo Horizonte quer garantir até sexta-feira (28) as doses do público considerado prioritário e que ainda não se vacinou – apenas cerca de 33% dos convocados já procuraram os postos de vacinação. Após esse prazo, as vacinas serão destinadas a quem tem 18 anos ou mais, conforme orientação do Ministério da Saúde. Os locais de aplicação serão divulgados no portal da Prefeitura. 

No entanto, a PBH reforça que não dispõe de estoque suficiente para a vacinação de todo o público elegível: entre 18 anos e 59 anos são 1,2 milhão de pessoas – descontadas desse número aquelas já convocadas por fazerem parte de grupos prioritários. Nesta terça-feira (25) a PBH contabilizou cerca de 104 mil doses da vacina bivalente. 

A Prefeitura de Belo Horizonte ressalta ainda que a grande procura pela vacina contra a meningite C – que termina na sexta-feira – e a convocação a partir desta quarta-feira (26) de crianças de 5 a 7 anos para o reforço da vacina da covid-19 e do novo público para receber a dose contra a gripe, também é um fator que inviabiliza o chamamento de mais um público para vacinação imediata.