Pular para o conteúdo principal

 Anaya, caçula da família de gorilas do Zoo de BH, completa 3 anos
Foto: Daniel Alves/PBH

Anaya, caçula da família de gorilas do Zoo de BH, completa 3 anos

criado em - atualizado em

Nesta quarta-feira (8), o Zoológico de BH estará em festa! Anaya, bebê gorila caçula da família de sete indivíduos que vivem no local, completa seu terceiro ano de vida.

Para comemorar a data, a equipe de educação ambiental da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, gestora do Zoo BH, vai realizar um bate-papo com os visitantes sobre esta simpática família e seus hábitos, além de apresentar as ameaças a que a espécie está sujeita e como o ser humano pode contribuir para a preservação da espécie. A atividade acontece no túnel dos gorilas, de 9h às 11 e de 14h às 16h, e a participação é gratuita.

Vale lembrar que o aniversário de Anaya e o desenvolvimento e convívio saudáveis de todo o seu grupo no Zoo de BH representa motivo de muita comemoração para a equipe técnica responsável por seus cuidados. Isso porque Belo Horizonte é a única cidade da América do Sul que possui um grupo de gorilas e, ainda, conseguiu desenvolver um bem sucedido programa reprodutivo deste animal ameaçado de extinção. Ao todo, já nasceram aqui na capital mineira cinco gorilinhas (um deles faleceu, ainda filhote, em 2021), sendo a Anaya a primeira fêmea, um fato menos comum nos grupos que estão sob cuidados humanos em todo o mundo.

Conservação ambiental

Há mais de 40 anos o Zoológico de BH mantém gorilas da subespécie Gorilla gorilla gorilla (também chamada popularmente de “gorila da planície ocidental”) em seu plantel e, desde então, busca a manutenção e reprodução dos animais. Os adultos atuais chegaram à BH oriundos de instituições diferentes: enquanto as fêmeas Lou Lou e Imbi vieram do Reino Unido (do Zoológico Howletts – Fundação Aspinall), o macho Leon (nascido em Israel) veio de Tenerife, na Espanha (do Zoo Loro Parque). A chegada dos animais somente foi possível após a recomendação da Associação Europeia de Zoológicos e Aquários (European Association of Zoos and Aquaria, EAZA, em inglês), baseada na expertise no manejo da espécie pelo Zoo de BH e na obtenção de licenças junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Ministério da Agricultura.

Para o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Sérgio Augusto Domingues, o sucesso da manutenção desse grupo de gorilas em Belo Horizonte é resultado do reconhecimento da comunidade internacional sobre o grande empenho e dedicação da equipe técnica do Zoo. “Nenhuma outra cidade da América do Sul hoje possui sequer um indivíduo da espécie. E nós temos um grupo, uma família agora com sete gorilas. Após muitos anos de capacitação e aprimoramento de ações relacionadas aos cuidados com esses primatas é possível comemorar a solidez de um trabalho coletivo que envolve conhecimento nas áreas de bem-estar animal, biologia e veterinária. Todo esse esforço representa a essência e importância da existência de zoológicos bem estruturados: a conservação das espécies e o potencial para desenvolvimento de ações de educação ambiental”, afirma Sérgio.

Conheça o grupo de gorilas do Zoo de BH

IMBI


Nascimento: 2000

Quando chegou ao Zoo de BH: 2011

De onde veio: Reino Unido

LEON

Nascimento: 1998

Quando chegou ao Zoo de BH: 2013

De onde veio: Espanha

LOU LOU

Nascimento: 2004

Quando chegou ao Zoo de BH: 2013

De onde veio: Reino Unido

SAWIDI

Nascimento: 05 de agosto de 2014, no Zoo de BH

Pais: Lou Lou e Leon

JAHARI

Nascimento: 10 de setembro de 2014, no Zoo de BH

Pais: Imbi e Leon

AYO

Nascimento: 08 de maio de 2017

Pais: Imbi e Leon

ANAYA

Nascimento: 8 de junho de 2019, no Zoo de BH

Pais: Lou Lou e Leon