2 Abril 2025 -
Na próxima terça-feira (8), das 14h30 às 16h, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove mais uma edição do Ambiente em Foco Virtual, trazendo duas palestras que dialogam com a urgência da governança ambiental e a reinvenção dos processos educativos:
"Desafio Mundial da Natureza Urbana 2025 - Belo Horizonte: uma competição amigável de Ciência Cidadã para conhecermos a biodiversidade"
"Gamificação na Natureza: o jogo criativo das habilidades humanas na educação ambiental"
O evento, realizado em plataforma virtual para garantir maior acesso e inclusão da população, insere a cidade no cenário global da pesquisa colaborativa sobre meio ambiente e discute o uso da tecnologia como ferramenta de engajamento e transformação ambiental. O link de acesso será enviado por e-mail aos inscritos.
Jogos, natureza e aprendizado: o poder da Ciência Cidadã
Na primeira palestra vamos conhecer mais sobre o Desafio Mundial da Natureza Urbana, que tem se tornado um chamado à mobilização popular para a catalogação da biodiversidade, promovendo um esforço coletivo de observação, registro e compartilhamento de espécies via iNaturalist, aplicativo que auxilia na identificação de espécies e gera informações para um banco de dados global. Com mais de 600 cidades participando anualmente, a competição transforma cidadãos em pesquisadores ativos, contribuindo para a ciência e para a preservação ambiental.
Na segunda palestra do dia, em interlocução, será abordada a "Gamificação na Natureza", onde a especialista em educação ambiental Luciana Queiroz, propõe uma reflexão sobre como a ludicidade e os jogos podem estimular o desenvolvimento de habilidades socioambientais, aproximando a educação ambiental das novas gerações e das ferramentas digitais. Seja pelo engajamento na Ciência Cidadã ou pela ressignificação dos métodos de ensino, o encontro abre espaço para novas formas de percepção e interação com o meio ambiente.
Quem conduz a discussão?
Nadja Simbera Hemetrio – Bióloga (UFMG), mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre, atua na Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica e coordena iniciativas de Ciência Cidadã.
Luciana Queiroz Rodrigues Moreira – Geógrafa (PUC Minas), especialista em Educação Ambiental, agente ambiental da SMMA/PBH e parceira do Programa EcoEscola.
Ambiente em Foco Virtual: um espaço de construção coletiva
Desde a criação em 2020, o Ambiente em Foco Virtual tem sido um dos principais dispositivos de formação ambiental à distância, conectando cidadãos e especialistas em debates de grande relevância. Ancorado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, o projeto já capacitou milhares de pessoas em temas como biodiversidade, mudanças climáticas e consumo sustentável.
Inscrições e informações
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas on-line.
Dúvidas? Entre em contato pelo e-mail: ambienteemfoco@pbh.gov.br