Pular para o conteúdo principal

Álvaro Damião toma posse na Câmara Municipal como 51º prefeito de Belo Horizonte
Rodrigo Clemente/PBH

Álvaro Damião toma posse na Câmara Municipal como 51º prefeito de Belo Horizonte

criado em - atualizado em

O prefeito Álvaro Damião tomou posse nesta quinta-feira (3) como o 51º chefe do Executivo da capital mineira, durante solenidade na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Com 54 anos, Álvaro Damião é jornalista e foi vereador por dois mandatos (2017 a 2020 e 2021 a 2024). Foi eleito vice-prefeito em outubro do ano passado e, após quase três meses como prefeito em exercício, assume oficialmente o posto com a morte de Fuad Noman, aos 77 anos, em 26 de março. 

A cerimônia foi iniciada por volta das 9h30, com a formação da Mesa de Honra, composta pelo prefeito Álvaro Damião; presidente da Câmara Municipal de BH, Juliano Lopes; secretário-geral do Legislativo, vereador Pablo Almeida; governador Romeu Zema; presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Leite; e demais autoridades do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Procuradoria-Geral de Justiça, Defensoria Pública Geral do Estado de Minas Gerais, 4ª Região Militar do Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte e Sebrae Minas.

Também marcaram presença na cerimônia os deputados estaduais João Vítor Xavier, Cassio Soares, Ana Paula Siqueira e Mário Henrique Caixa, os prefeitos João Marcelo Dieguez (Nova Lima) e Sargento Rodolfo (Sabará), o empresário Rubens Menin, secretários municipais e servidores da PBH, além de familiares do novo prefeito. 

Termo de posse 

Álvaro Damião foi convidado para, da Tribuna do Plenário Amynthas de Barros, cumprir o juramento e assinar o termo de posse. Em seguida, agradeceu a presença de todos e fez o primeiro discurso como prefeito empossado, bastante emocionado pela perda do parceiro Fuad Noman na condução dos rumos da capital. 

“Assumo com profundo senso de responsabilidade e humildade o cargo de prefeito da nossa amada capital. Meu coração está dividido entre a missão que recebo e a saudade que já se impõe dentro de mim. O luto e a tristeza tomam conta de nós. O destino me determinou que devo liderar essa cidade, mas a missão e o trabalho são de todos que resolveram seguir na vida pública. A harmonia entre os poderes é essencial para avançarmos e reafirmo o meu compromisso com o diálogo franco, democrático e respeitoso com cada vereador e vereadora desta cidade”, destacou. 

O prefeito agradeceu aos servidores municipais pela capacidade e dedicação nos últimos três meses de trabalho e ressaltou que o foco de sua administração continuará sendo trabalhar pelo cidadão belo-horizontino, dando continuidade às entregas da gestão Fuad. “Foram muitas, e continuarão sendo muitas na gestão Fuad/Damião. Na Saúde, foram 53 postos construídos ou reformados, mais quatro ficarão prontos neste ano e outros seis até 2026. Cuidar das crianças é tarefa do prefeito. A maternidade do Hospital Odilon Behrens é uma realidade, é um dos mais importantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte e também será entregue no nosso mandato. Serão cem novos leitos, aumentando para uma capacidade de até 6 mil atendimentos por mês”, citou. 

Também destacou outros compromissos que pretende realizar, como: zerar a fila para rastreamento do câncer de mama; entrega de 11 novas escolas para a educação infantil, aumentando ainda mais a oferta de vagas para os pequenos alunos; obras de urbanização de vilas e favelas; construção de novas unidades habitacionais para famílias de baixa renda; continuidade das obras de contenção de enchentes; preservação ambiental com a criação do Plano de Proteção da Serra do Curral; melhorias no trânsito e mobilidade; planos de prevenção para as dez regionais de BH; fortalecimento da Guarda Civil Municipal e a ampliação das políticas de segurança alimentar e assistência social. “Me comprometo a continuar o que foi construído, a ampliar os acertos e fazer desta gestão uma ponte entre o que Fuad Noman começou e o que Belo Horizonte ainda pode alcançar”, disse. 

Beco do Seu Alcides 

Álvaro Damião relembrou sua própria história, de um garoto que nasceu na Rua Itaquera, 846, no Concórdia, ponto que era conhecido como beco do Seu Alcides, em homenagem ao seu avô. “Era um beco, uma vila, e lá eu estava com minha mãe, minha família. O garoto que nasceu no Concórdia, no beco do Seu Alcides, virou prefeito da cidade. Agradeço àquele que me escolheu para estar aqui. Fuad foi para mim mais do que um gestor exemplar. Foi um amigo, um mentor, um ser humano que nos deixa saudade, mas nos deixa um norte, um legado muito grande, um Norte que sigo com os pés no chão e o coração em BH. Todas as placas e referências da cidade, todas as inaugurações, a partir de agora, até o dia 31 de dezembro de 2028, levarão o nome da gestão Fuad Noman”, garantiu. 

Após a exibição de um vídeo de sua caminhada ao lado de Fuad na campanha rumo à PBH, Álvaro Damião afirmou que o primeiro projeto de lei que o Executivo enviará à Câmara Municipal, em sua gestão, será para que a Praça da Independência, do Sulacap/Sulamérica, no Centro da cidade, reformada e entregue recentemente à população, passe a se chamar Praça Fuad Noman. “As pessoas vão ver uma estátua de bronze com o vovô de suspensórios sentado ali”. 

Parcerias  

O presidente da Câmara Municipal, Juliano Lopes, desejou sorte a Álvaro Damião e afirmou que o Legislativo será parceiro da Prefeitura para melhorar a qualidade de vida da população. “Tenho certeza que vamos trabalhar de forma harmônica e independente. Os 41 vereadores foram eleitos de forma democrática para contribuir com o cidadão belo-horizontino, e esse também é o papel da Prefeitura”, disse. 

Da mesma forma, o governador Romeu Zema destacou que quer contribuir com a Prefeitura de BH para o progresso da cidade. “Independentemente de partido e linha ideológica, todos os 853 municípios recebem o mesmo tratamento (do governo de Minas). Tive o privilégio de conviver com o Fuad e tenho certeza que o Álvaro dará continuidade ao trabalho por Belo Horizonte”. 

Biografia 

Nascido em Belo Horizonte, o prefeito Álvaro Damião tem longa trajetória na comunicação, além da carreira política. Ele trabalhou por quase 30 anos como apresentador e repórter esportivo da Rádio Itatiaia e também atuou como apresentador da TV Alterosa, por cinco anos. 

Ele criou em 2014 o Instituto Bacana Demais, organização sem fins lucrativos que oferece projetos de inclusão social para crianças, jovens e idosos por meio da educação, do esporte, da cultura e do lazer. Cuidar do meio ambiente também é uma das áreas de atuação do instituto, que já atendeu, direta ou indiretamente, quase 20 mil pessoas em Belo Horizonte e Região Metropolitana. 

Álvaro Damião foi eleito vereador em 2016, pelo PSB, com 6.093 votos. Em 2020, foi reeleito com o dobro de votos: 12.742, pelo União Brasil. Nas eleições do ano passado, foi convidado para ser vice de Fuad Noman na candidatura à reeleição. Foram eleitos no segundo turno, com 670.574 votos. 

Após a eleição em outubro de 2024, Álvaro Damião se consolidou como um dos principais articuladores políticos de Fuad Noman dentro do Legislativo. Ainda no final do ano passado, foi nomeado secretário Municipal de Governo. 

Prestação de contas 

Depois da posse, Álvaro Damião entregou à Câmara Municipal relatório com a prestação de contas do Executivo Municipal referente a 2024, conforme determina a Lei Orgânica de Belo Horizonte. Também apresentou as principais entregas da Prefeitura no primeiro trimestre de 2025 e as metas para o ano.