26 Maio 2025 -
O prefeito Álvaro Damião assinou nesta segunda-feira (26) ordem de início de obras de três centros de saúde no modelo PPP: Jardim Felicidade, Minas Caixa e Parque Centenário, beneficiando mais de 26,5 mil usuários nas regionais Leste, Norte e Venda Nova. A previsão é de que as obras sejam concluídas em até 12 meses, com um investimento de R$ 12 milhões por unidade.
O Parque Centenário será uma nova unidade na cidade. Ou seja, Belo Horizonte passará a contar com mais um Centro de Saúde. Esse novo equipamento se somará ao que está em construção na área do antigo Aeroporto Carlos Prates, alcançando 155 unidades básicas de saúde em funcionamento.
Os três centros de saúde fazem parte de um pacote que prevê a construção de mais 10 unidades em Belo Horizonte, conforme aditivo contratual assinado em fevereiro de 2025. A PBH já entregou 54 centros de saúde e, no momento, há cinco equipamentos recebendo obras. Após a finalização de todas as intervenções previstas, a capital contará com 69 novas unidades básicas de saúde.
Contrato PPP
Firmado em 2016, o contrato da PPP da Atenção Primária tem duração de 20 anos e valor estimado em R$ 2,19 bilhões. A proposta inovadora inclui a prestação de serviços não assistenciais de apoio e infraestrutura, antecedidos pela construção e/ou reconstrução das unidades. A modalidade adotada é a concessão administrativa, garantindo a manutenção e operação predial das unidades por toda a vigência contratual.
A atuação integrada da PBH Ativos S.A. com a Secretaria Municipal de Saúde tem sido essencial para o sucesso e a expansão do projeto. A empresa tem desempenhado um papel estratégico no apoio à gestão do contrato, assegurando que os investimentos realizados resultem em ganhos reais para a população, com estruturas modernas, sustentáveis e funcionais.
Destaca-se que, em 2024, todos os Centros de Saúde da PPP passaram a contar com sistemas modernos de climatização, ampliando o conforto térmico e a eficiência energética nas unidades.
O avanço nas obras e ampliações da PPP da Atenção Primária reafirma o compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte com a saúde pública e a qualidade de vida da população. Por meio de soluções inovadoras, planejamento de longo prazo e parcerias eficientes, o município segue construindo uma rede de saúde mais moderna, acolhedora e preparada para os desafios do futuro.