Pular para o conteúdo principal

Dois técnicos da urbel avaliam obras em região de risco geológico.
Foto: Rogério França

Alunos municipais concluem curso de redução de risco

criado em - atualizado em

A Prefeitura, por meio da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil e da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, vai promover a etapa final do Curso de Cultura de Prevenção e Redução do Risco com alunos de escolas municipais de Belo Horizonte. O evento será às 8h desta quarta-feira, dia 8, na Academia de Bombeiros Militar (rua Piauí, 1.815, Funcionários).

 

As aulas sobre Cultura de Prevenção e Redução do Risco foram realizadas no período de maio a outubro, com o objetivo de conscientizar os alunos sobre o risco geológico existente em vilas e favelas. Desde 2015, o tema vem sendo amplamente abordado pelos técnicos da Prefeitura por meio de diversas ações destinadas ao público infanto-juvenil, com o apoio de professores, diretores e coordenadores das instituições de ensino.

 

Neste ano, 18 escolas foram contempladas com o projeto, que inclui as nove regionais em um total de 370 alunos, com idade entre 8 e 15 anos. Desde janeiro, eles participam de atividades e recebem informações teóricas por meio de cartilhas, vídeos e mapas de risco. Os alunos também fizeram vistorias em campo e visita a obras de contenção para promover a cultura de prevenção do risco e de desastres nas comunidades.

 

Além da cerimônia de conclusão de curso, os alunos participarão de atividades serão ministradas pelo Corpo de Bombeiros como a oficina de nós e amarrações e a simulação de veículos em enchentes.