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Alunos de escola municipal criam árvore dos sonhos em prol do meio ambiente
Divulgação/PBH

Alunos de escola municipal criam árvore dos sonhos em prol do meio ambiente

criado em - atualizado em

Alunos da Escola Municipal Honorina de Barros, localizada no Bairro São Cristovão, participam de diversas atividades interativas e educativas dentro do Projeto Guardião do Meio Ambiente, nesta sexta-feira (5). O destaque da programação será a árvore dos sonhos. Localizada ao lado da escola, uma árvore receberá poesias e desejos dos pequenos em relação ao meio ambiente.

A atividade contará com professores, alunos e técnicos da divisão de Educação Ambiental da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB). A árvore dos sonhos e contação de histórias marcam o encerramento do projeto na escola. Durante os últimos meses, os alunos participaram de atividades e oficinas com temáticas ambientais e de sustentabilidade com a proposta de estimular a consciência ambiental e o sentimento de pertencimento.

Foi uma programação intensa com conversas sobre o papel e a importância dos parques urbanos; circuitos de jogos ambientais; exposições sobre a biodiversidade; teatros; vídeos informativos e muita interação entre os participantes. “A árvore dos sonhos é a finalização da primeira etapa do projeto junto a escola. Vamos dar um momento para que as crianças falem dos seus sonhos e o que elas querem para o meio ambiente e para o planeta. Teremos também atividades de educação ambiental com os parceiros envolvidos. O Guardião do Meio Ambiente é um projeto muito importante e a nossa proposta é ampliar para outras escolas no segundo semestre deste ano”, explica a gerente de Educação Ambiental da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Ana Paula da Costa Assunção.

Sobre o Projeto Guardião do Meio Ambiente

O Guardião do Meio Ambiente é uma parceria entre a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), Escoteiros da Guarda Municipal, Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), ONG Brigada 1 e a comunidade escolar das escolas Municipais de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

A proposta é integrar a educação ambiental, conservação patrimonial e pertencimento dos parques urbanos no currículo escolar, contribuindo para o desenvolvimento de crianças mais conscientes sobre os desafios e o papel de cada um na conservação do meio ambiente. Além disso, espera-se que os estudantes se tornem multiplicadores do conhecimento, entendendo a diversidade da flora e fauna nativas presentes nos parques, a importância do solo e dos recursos hídricos na manutenção da biodiversidade e compreendendo o papel das áreas verdes nas cidades como ferramentas de preservação e bem-estar urbano.