Pular para o conteúdo principal

Alunos da rede municipal participam de atividade da Urbel sobre impactos das inundações
Divulgação/PBH

Alunos da rede municipal participam de atividade da Urbel sobre impactos das inundações

criado em - atualizado em

Nesta quarta-feira (29), a Urbel promoveu mais uma etapa do Plano de Educação Ambiental das intervenções nos reservatórios Nado I e Vilarinho II, executadas pela Sudecap, e em outras ações, voltadas à minimização dos impactos das inundações. A iniciativa teve a participação de estudantes da Escola Municipal Dora Tomich Laender, localizada na Regional Venda Nova.

As atividades envolveram duas turmas de crianças e adolescentes, de 11 a 14 anos, em ações teóricas e práticas com o objetivo de fortalecer a conscientização sobre sustentabilidade, descarte adequado de resíduos e prevenção de riscos ambientais nas comunidades.

Pela manhã, cerca de 30 alunos participaram de visita técnica ao Parque Nossa Senhora da Piedade, no Bairro Aarão Reis, onde vivenciaram a relação entre o ambiente urbano e a preservação das áreas verdes. 

À tarde, outra turma, com 35 estudantes, participou de apresentação do Programa Estrutural em Áreas de Risco (Pear) no Escritório Social da obra da Bacia de Contenção da Avenida Vilarinho, seguida de visita técnica ao Reservatório Vilarinho II, localizado na mesma via.

Marina Marques, coordenadora social da Urbel, destaca que o objetivo é despertar o interesse dos jovens e ampliar o entendimento sobre os impactos ambientais urbanos. “Essas oficinas e visitas técnicas são oportunidades de sensibilizar os estudantes sobre o descarte irregular de lixo e entulho, um dos fatores que contribuem para as inundações. A obra da Vilarinho é um marco na prevenção de alagamentos e um espaço para reforçarmos a importância da participação de todos na conservação do meio ambiente”.

As visitas integram o Plano de Educação Ambiental do Pear, que contempla atividades como Oficina de Introdução Ambiental, Oficina Biomapas, Oficina de Reciclagem, Oficina de Percepção Ambiental (com produção de folder educativo), Caminhada Verde, Visitas Técnicas Monitoradas, Oficinas de Técnicas de Plantio, Mutirões de Plantio, Minicurso de Fotografia Ambiental, Pesquisa da Fauna e Flora do Cerrado/Mata Atlântica e o Cortejo Ambiental.

Com essas ações, a Urbel reafirma o compromisso com a educação ambiental como instrumento de transformação social, aproximando os jovens das temáticas que envolvem o território, o meio ambiente e a construção de uma cidade mais resiliente e sustentável.