Pular para o conteúdo principal

Alunos da Rede Municipal combatem o Aedes aegypti

criado em - atualizado em
Na sexta-feira, dia 9 de fevereiro, a Prefeitura de Belo Horizonte reforça as ações de combate ao Aedes aegypti. A partir das 14 horas, os alunos da Escola Municipal Imaco (rua Gonçalves Dias, 1180, bairro Funcionários) participam de ação de mobilização e conscientização contra o mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Participam da ação o subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Fabiano Pimenta, e a Subsecretária de Articulação da Política Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Edna Borges. 


A meta é alertar os alunos sobre as ações que devem executar em casa, visto que 79% dos focos do mosquito estão dentro dos domicílios. Na ação, voltada para cerca de 150 alunos com idade de 6 anos, serão distribuídos materiais com dados sobre as doenças transmitidas pelo mosquito, orientações sobre como eliminar possíveis focos que permitem a proliferação do Aedes aegypti e também informações sobre o aplicativo “BH sem Mosquito”, lançando pela Prefeitura no final do ano passado.


O aplicativo permite que o usuário acesse um check list com os locais dentro de casa e/ou empresa nos quais é necessário fazer uma vistoria, eliminando água para evitar possíveis focos do mosquito. 


O grupo de mobilização social da Secretaria Municipal de Saúde, MobilizaSUS-BH, também participa da ação com contação de histórias para sensibilizar sobre os cuidados que todos devemos ter no combate ao Aedes aegypti. 


Ao longo de todo o ano, as escolas da Rede Municipal de Educação trabalharão esse tema por meio de diferentes iniciativas como teatros e palestras, com o objetivo de formar multiplicadores nas ações de prevenção à dengue, zika, chikungunya e febre amarela.