Pular para o conteúdo principal

Cerca de 10 crianças em um palco, vestidas com roupas africanas
Arquivo Smed

Alunos da Rede Municipal assistem peça que discute racismo

criado em - atualizado em

Nesta quinta-feira, dia 24 de agosto, cerca de 500 estudantes da Rede Municipal de Educação assistirão ao espetáculo “Pentes”, a partir das 14h, no Teatro Francisco Nunes. A peça está dentro da programação do Festival do Teatro Brasileiro (FTB) e discute o racismo e o empoderamento da mulher negra a partir do cabelo.
 

Além da peça, a Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do Núcleo de Relações Étnico- Raciais, está promovendo também momentos de formação para professores, profissionais e alunos que atuam nas escolas participantes. O objetivo dessas oficinas é promover a discussão sobre o combate ao racismo e sobre a implementação da Lei 10639/03. Entre as atividades estão ações como oficinas de teatro para professores e oficinas de mediação artística para os estudantes.
 

Na sexta-feira, 25 de agosto, acontece a última ação formativa em parceria com o FTB: as escolas participantes vão promover discussões em torno da temática da peça. Para Mara Evaristo, do Núcleo de Relações Étnico-Raciais da Smed, “esses momentos de formação são importantes porque vão auxiliar os professores a trabalharem com outras linguagens no combate ao racismo”.


Sobre o FTB

Festival do Teatro Brasileiro é um festival itinerante que realiza, desde 1999, um intercâmbio cultural entre os estados brasileiros. Contribui para estreitar laços e fortalecer a rede de relações na cena teatral, além de possibilitar que artistas expandam suas fronteiras e levem seus trabalhos para todos os cantos do país.

Entre os dias 7 e 27 de agosto, o FTB apresenta 12 espetáculos de teatro e de dança, produzidos no Distrito Federal, para o público adulto e infantil, em diversos espaços da capital mineira.