Pular para o conteúdo principal

Cerca de quinze pessoas observando objetos em exposição no museu
Foto: Divulgação/PBH

Alunos da EJA fazem visita ao Museu de Artes e Ofícios da PBH

criado em - atualizado em
Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Dom Jaime de Barros Câmara visitaram o Museu de Artes e Ofícios localizado na Praça da Estação. O objetivo da atividade foi incentivar o aprendizado da cultura de trabalho do século XVIII ao século XX, além de favorecer a interação social. A visita contou com 32 alunos, quatro professores, uma coordenadora e três acompanhantes. 
 
Os estudantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas sobre as profissões e instrumentos que se tornaram ultrapassados ou foram se desenvolvendo ao longo dos anos. Aluna da EJA, Maria Neuzinha de 69 anos, relembrou o tempo de quando era jovem. “O contato com o museu trouxe uma retrospectiva da minha juventude. Nasci em uma fazenda e quase tudo aqui do museu eu conheço e usei no meu passado. A experiência com os objetos foi produtiva e ao mesmo instante comum. Apesar de ter apenas 18 anos de idade quando cheguei à capital, passei a infância e adolescência no interior”, contou.
 

EJA

Em 2017, a EJA atendeu cerca de 13 mil estudantes, nos períodos da manhã, tarde e noite. No total, foram cerca de 500 turmas de EJA, funcionando nas escolas municipais ou em espaços não escolares, como centros comunitários, centros de convivência e Centro de Referência da Pessoa Idosa. 
 
O objetivo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é garantir o direito a todos os cidadãos de iniciar, retomar ou concluir os estudos. Na Rede Municipal de Educação, a EJA é ofertada em escolas municipais de todas as regiões da cidade. Para se matricular, é só procurar a Diretoria Regional de Educação ou ir diretamente a uma das 107 escolas municipais que têm a modalidade de ensino, verificar se há vaga, matricular-se e começar a estudar.

24/07/2018. Alunos do EJA da Escola Municipal Dom Jaime realizam visita ao Museu de Artes e Ofícios da PBH. Fotos: PBH/Divulgação