Pular para o conteúdo principal

Aluna da rede municipal de BH conquista bronze em olimpíada de Ciências
Amira Hissa/PBH

Aluna da rede municipal de BH conquista bronze em olimpíada de Ciências

criado em - atualizado em

A estudante Beatriz Melo Gonçalves, de 11 anos, aluna da Escola Municipal Professor Cláudio Brandão, da Prefeitura de Belo Horizonte, conquistou a medalha de bronze na 5ª Olimpíada Copernicus de Ciências. A competição foi realizada na Rice University, em Houston, no estado do Texas, nos Estados Unidos, e reuniu estudantes de 5º e 6º ano de 21 países para disputar os conhecimentos em ciências. A estudante do Bairro Aparecida, na capital, foi a única de Minas Gerais na delegação brasileira que foi premiada.

A estratégia para a competição começou a ser preparada em agosto do ano passado pelo professor de matemática e ciências Fábio Andrade Machado, responsável pelo projeto na escola e por inscrever Beatriz na iniciativa. Testes, exercícios em sala de aula e muita dedicação ao conteúdo resultaram na premiação internacional.

Na manhã desta terça-feira (16), o prefeito Fuad Noman recebeu a estudante e o professor na sede da Prefeitura de Belo Horizonte.

“A premiação da Beatriz demonstra o trabalho da Prefeitura de Belo Horizonte pela educação, com uma escola bem estruturada, bem cuidada e gerida por professores e diretores dedicados. Isso resulta em alunos brilhantes como a Beatriz, que estudou e se dedicou para trazer uma medalha que muito nos orgulha. A Prefeitura tem melhorado muito a qualidade do ensino nas nossas escolas para que os estudantes tenham a mesma oportunidade no futuro. Temos que destacar que a conjugação dos esforços da família e da escola trazem resultados importantes para Belo Horizonte”, afirmou o prefeito.

Beatriz comemorou a medalha e revelou o papel fundamental do professor. “Na preparação, estudei bem porque eu gosto de estudar. O professor Fábio me ajudou bastante nos estudos. Acreditei e tive confiança de que ia ganhar uma medalha e trazer aqui para minha cidade. Meu recado para os outros estudantes é que a gente tem que acreditar em si mesmo e ser confiante”, disse a estudante.

Fábio Machado explicou que a preparação da estudante teve início ainda em 2023. “O nosso trabalho é desenvolvido em toda a escola. Foi feito um processo dentro da escola, no qual a Beatriz se destacou e foi selecionada para representar Minas Gerais na competição. Ela tinha muito conhecimento e se dedicou durante a preparação desde o segundo semestre do ano passado. O resultado é a medalha conquistada dentro da categoria que tinha 80 competidores e a Beatriz como a única aluna de escola pública”, comemorou o professor.

A competição

A 5ª Olimpíada Copernicus de Ciências ocorreu de 9 a 13 deste mês. Além de realizar a prova, os estudantes que participaram da competição visitaram museus e conheceram a Nasa. Visitar a agência espacial americana era um dos sonhos da estudante da Rede Pública Municipal da capital.

O convite feito à Escola Municipal Professor Cláudio Brandão para integrar a delegação brasileira que foi à 5ª edição da olimpíada é um reconhecimento ao trabalho do professor Fábio Andrade Machado com os alunos e que já deu diversos frutos. Em 2023, os estudantes da mesma escola, Anna Beatriz Mineiro Marques e Daniel Santos da Costa, participaram da delegação brasileira que representou o país na 4ª Olimpíada Copernicus de Matemática. A aluna, que é a da mesma turma de Beatriz, também conquistou a medalha de bronze.

Beatriz Melo Gonçalves foi à competição acompanhada da mãe, Izabela Moreira, e do professor Fábio. Todos os valores da viagem foram custeados pela Secretaria Municipal de Educação de BH.

Conquistas

Alunos da Escola Municipal Professor Cláudio Brandão colecionam posições de destaque em competições de matemática. Os estudantes foram premiados na Gincana de Matemática da Prefeitura de Belo Horizonte (Gincamat), na Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat) organizada pelo CP/UFMG, na Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento (OIMC), no Torneio Brasileiro de Sustentabilidade (TBS), na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), e na Olimpíada Nacional Jovens Gênios.

Em 2022, os estudantes também conquistaram medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática, na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, na Mostra Brasileira de Foguetes, na Olimpíada Brasileira de Robótica, na Olimpíada Mandacaru de Matemática, e destaque na Olimpíada Mirim da Obmep. Além do prêmio de 1° lugar na Olimpíada Nacional de Matemática On-line Matific.