Pular para o conteúdo principal

Teatro Raul Belém Machado recebe lançamento do álbum “Notas de Amor e Liberdade”
Divulgação/PBH

Álbum “Notas de Amor e Liberdade” é lançado no Teatro Raul Belém Machado

criado em - atualizado em

Com o objetivo de promover diversidade na música erudita, o coletivo Perfumaria Proibida lança seu álbum Notas de Amor e Liberdade, para piano e voz. Durante uma hora de concerto gratuito, os cantores Vinícius Abreu e Lucas Viana ocuparão o palco do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado ao lado do pianista César Augusto. No repertório, canções de 4 ciclos diferentes, dois compostos por Samuel Matheus e dois por Juno Carreño. O espetáculo acontece no dia 22 de março, sexta-feira, às 20h, e os ingressos podem ser retirados no site Sympla ou na bilheteria do teatro a partir de duas horas antes da apresentação. A programação completa dos Teatros Municipais pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.

 

Segundo o coletivo, se a música erudita parece não refletir a diversidade sexual e de gênero em suas produções, “Notas de Amor e Liberdade” chega para provocar mudanças nesse cenário. Realizado por artistas LGBTQIA+ de Belo Horizonte, o projeto selecionou, através de chamada pública, poemas que refletem as vivências dessa comunidade. A proposta foi de musicar as letras, unindo duas linguagens artísticas em um álbum de canções inéditas e autorais para voz e piano. De elaborações muito dissonantes e tensas, à harmonias tradicionais e formas claras, a pluralidade do álbum encontra como fio condutor as vivências LGBTs.

 

Os poemas escolhidos ganharam melodias pelas mãos dos compositores Juno Carreño e Samuel Matheus. Além dessas canções, “Notas de Amor e Liberdade” contará com outras 10 faixas pertencentes ao mesmo universo temático. O objetivo é enfrentar o apagamento histórico da poética LBGTQIA+ na música de concerto, dando visibilidade às subjetividades e expressões artísticas dessa comunidade.

 

Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, os Concertos contam também com o lançamento físico e virtual de um livreto de poesias, fruto do chamamento público de poetas, e de um livro virtual com as partituras do projeto.

 

Perfumaria Proibida

 

Perfumaria Proibida é um coletivo formado por compositores e intérpretes LGBTQIA+ de Belo Horizonte e Região Metropolitana com diferentes trajetórias no mundo da música erudita: os compositores Juno Carreño e Samuel Matheus, o pianista César Augusto e os cantores Lucas Viana e Vinicius Abreu. O objetivo do grupo é trazer visibilidade para produções de artistas LGBTQIA+ na música de concerto. Projeto de estreia do coletivo, Perfumaria Proibida - Notas de amor e liberdade é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.