Pular para o conteúdo principal

 Agroecologia é tema de palestra especial em homenagem ao Meio Ambiente
Foto: Divulgação/PBH

Agroecologia é tema de palestra especial em homenagem ao Meio Ambiente

criado em - atualizado em

Quais os benefícios que a Agroecologia urbana proporciona para as pessoas, para as cidades e para a sociedade? Essas e outras questões serão abordadas na oitava edição do "Ambiente em Foco Virtual", cujo tema é “Agroecologia urbana: um caminho para promoção da alimentação saudável, justiça social e direito à cidade”. A palestra será realizada nesta quinta-feira, dia 17, por meio de plataforma na internet, dentro do contexto das atividades em homenagem ao mês do Meio Ambiente. 

 

Em junho, os temas do Ambiente em Foco Virtual, pautados na Agenda 21 e em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), são: Consumo, Sustentabilidade, Ecossistema, Ar, Água, Vegetação. 

 

"Nessa perspectiva trazemos a palestra sobre a possibilidade de cultivar frutas, hortaliças e temperos em diferentes espaços urbanos de forma orgânica e agroecológica”, afirma a educadora ambiental Márcia Antônia Dias. O objetivo, segundo ela, é divulgar e ampliar os conhecimentos acerca da produção de alimentos saudáveis com menor impacto ao meio ambiente e aos organismos dos indivíduos. 

 

“Essa modalidade de cultivo implica menor gasto de água e contaminação do lençol freático, uma vez que, a mesma não utiliza agrotóxicos ou substâncias químicas na sua produção. Além disso, fortalece a dimensão da produção de alimentos na cidade, reafirmando o debate sobre Belo Horizonte como cidade sustentável”, completa a educadora ambiental. 

 

Na capital mineira, há nove projetos de agroflorestas urbanas realizados pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com associações comunitárias. 

 

Sobre o projeto

O “Ambiente em Foco Virtual” é uma atividade integrante do projeto "Educação Ambiental On-line", realizado pela Gerência de Educação Ambiental, por meio do Centro de Extensão em Educação Ambiental - Sala Verde, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).

A proposta surgiu mediante as demandas de isolamento e distanciamento social e a consequente suspensão de atividades educativas presenciais ocasionadas pelo período de pandemia da Covid-19. Por outro lado, apresenta-se como oportunidade para ampliar a abrangência das atividades mensalmente promovidas pela GEEDA-MA e para debater temas de relevância da gestão ambiental municipal, bem como da educação ambiental em geral.
 

Ambiente em Foco Virtual - Agroecologia Urbana: Um caminho para promoção da alimentação saudável, justiça social e direito à cidade 

- Palestrante: Engenheiro florestal João Portella Sobral
- Data: 17/06/2021 - Quinta-Feira
- Horário: 14h30min às 16h00min
- Inscrição: pode ser feita individualmente utilizando este link
- Local: Plataforma virtual

A confirmação da inscrição e orientações para participação, incluindo link da plataforma Google Meet, serão encaminhadas posteriormente por meio do email: ambienteemfoco@pbh.gov.br.