Pular para o conteúdo principal

Fonte de água do Parque Municipal Américo Rennée Giannetti. Foto ilustrativa.
Foto: Amira Hissa/PBH

Agentes públicos de Moçambique conheceram sobre gestão de águas urbanas em BH

29/11/2019 | 17:47 | atualizado em 02/12/2019 | 17:32

Representantes do Banco Mundial (BIRD) vieram a Belo Horizonte conhecer as práticas de gestão integrada de águas adotadas pela Prefeitura da capital. A visita a várias cidades brasileiras faz parte do “Programa Cooperação Sul-Sul: Intercâmbio de Conhecimentos entre Moçambique e Brasil”. O encontro aconteceu no dia 27 de novembro, na sede da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana, com o objetivo de fortalecer a prestação de serviços de saneamento e drenagem nas cidades moçambicanas e, em particular, a cidade costeira da Beira.

 

A Diretoria de Gestão de Águas Urbanas apresentou aos representantes do BIRD e para 11 agentes públicos de Moçambique as políticas municipais de saneamento e de gestão de águas urbanas praticadas pela Prefeitura de Belo Horizonte. Durante a reunião, a capital mineira foi bastante elogiada pelos avanços alcançados no setor e por seu caráter de vanguarda, quando comparada a outros municípios brasileiros.  A delegação também fez uma visita técnica ao Parque 1° Maio e ao Parque Nossa Senhora da Piedade, na região Norte da cidade.

 

A troca de experiência entre os dois países mostrou o interesse dos moçambicanos em conhecer aspectos técnicos, financeiros e institucionais que conduzam a uma gestão integrada da água urbana. "Foi muito gratificante, porque é uma delegação de outro país e Belo Horizonte foi considerada uma referência na gestão de águas urbanas, tanto no saneamento, quanto no abastecimento de água e, principalmente, na drenagem urbana. É importante a gente se colocar no papel de ser referência nacional e mostrar que as ações que a gente faz dão resultado e precisam ter continuidade", afirma uma das palestrantes e engenheira sanitarista da Diretoria de Gestão de Águas Urbanas, Úrsula Caputo.


Últimas Notícias

Funcionários da Sudecap fazendo manutenção na Vila Bernadete, no Barreiro, após as chuvas Prefeitura deixa Sudecap de plantão 24h por dia para fazer manutenção na cidade

Sempre que a chuva diminui de intensidade ou cessa, as equipes atuam desobstruindo vias e suprimindo e podando árvores.

26/01/2020 | 19:26
Agentes da Defesa Civil durante vistorias na Vila Biquinhas PBH recebe mais de 1.200 solicitações de atendimento até a tarde deste domingo

A maior quantidade de solicitações registradas nos últimos dias foi nas regionais Barreiro, Oeste, Noroeste e Pampulha.

26/01/2020 | 19:11