Pular para o conteúdo principal

Fonte de água do Parque Municipal Américo Rennée Giannetti. Foto ilustrativa.
Foto: Amira Hissa/PBH

Agentes públicos de Moçambique conheceram sobre gestão de águas urbanas em BH

29/11/2019 | 17:47 | atualizado em 02/12/2019 | 17:32

Representantes do Banco Mundial (BIRD) vieram a Belo Horizonte conhecer as práticas de gestão integrada de águas adotadas pela Prefeitura da capital. A visita a várias cidades brasileiras faz parte do “Programa Cooperação Sul-Sul: Intercâmbio de Conhecimentos entre Moçambique e Brasil”. O encontro aconteceu no dia 27 de novembro, na sede da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana, com o objetivo de fortalecer a prestação de serviços de saneamento e drenagem nas cidades moçambicanas e, em particular, a cidade costeira da Beira.

 

A Diretoria de Gestão de Águas Urbanas apresentou aos representantes do BIRD e para 11 agentes públicos de Moçambique as políticas municipais de saneamento e de gestão de águas urbanas praticadas pela Prefeitura de Belo Horizonte. Durante a reunião, a capital mineira foi bastante elogiada pelos avanços alcançados no setor e por seu caráter de vanguarda, quando comparada a outros municípios brasileiros.  A delegação também fez uma visita técnica ao Parque 1° Maio e ao Parque Nossa Senhora da Piedade, na região Norte da cidade.

 

A troca de experiência entre os dois países mostrou o interesse dos moçambicanos em conhecer aspectos técnicos, financeiros e institucionais que conduzam a uma gestão integrada da água urbana. "Foi muito gratificante, porque é uma delegação de outro país e Belo Horizonte foi considerada uma referência na gestão de águas urbanas, tanto no saneamento, quanto no abastecimento de água e, principalmente, na drenagem urbana. É importante a gente se colocar no papel de ser referência nacional e mostrar que as ações que a gente faz dão resultado e precisam ter continuidade", afirma uma das palestrantes e engenheira sanitarista da Diretoria de Gestão de Águas Urbanas, Úrsula Caputo.


Últimas Notícias

Casal segura papel digitado à mão. Contrato de aluguel social já é uma realidade em Belo Horizonte

A primeira família assinou o contrato de aluguel no dia 14/11, na Urbel. A atual etapa do projeto contempla 202 idosos.

06/12/2019 | 11:41
Técnica do posto de saúde oferece vidro a mãe com bebê Regional Noroeste inaugura Unidade Coletora de Leite Materno e incentiva doação

O Centro de Saúde Bom Jesus busca alertar a sociedade para a importância do aleitamento materno.

02/12/2019 | 12:45