Pular para o conteúdo principal

Agente da guarda municipal conquista torneio mundial de jiu-jitsu
Foto: Arquivo pessoal

Agente da guarda municipal conquista torneio mundial de jiu-jitsu

criado em - atualizado em

O Guarda Civil de Belo Horizonte, Marcelo Crispim Soares, conquistou os títulos nas categorias pesadíssimo e absoluto, no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, evento organizado pela Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF). Essa última categoria não impõe limites de peso entre os competidores. Essa é a primeira vez que Crispim participa do campeonato. As disputas estão sendo realizadas em Las Vegas, nos Estados Unidos, de 31 de agosto a 7 de setembro.

A trajetória de Marcelo Crispim no Jiu-Jitsu começou em 2017, quando ele se envolveu em um projeto de incentivo à prática esportiva mantido pela Guarda Civil Municipal. Na época, ele adotou a arte marcial como uma forma de combater o sedentarismo e evitar o início de um processo de obesidade. Com o tempo, essa atividade física se transformou em paixão. Marcelo expressou a gratidão à Guarda Municipal, ao reconhecer a importância do projeto que mudou radicalmente a vida dele. "Esta conquista é o resultado de um trabalho árduo e de muita dedicação, mas não posso esquecer de onde tudo começou. Sem esse projeto, apoiado pela prefeitura, eu poderia ter continuado no caminho da obesidade e, consequentemente, na deterioração da minha saúde", disse. 

A Guarda Civil de Belo Horizonte se destaca por contar com um grande contingente de agentes que praticam regularmente o Jiu-Jitsu. São 637 agentes no total, sendo 37 faixas pretas. O Campeonato Mundial da Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF) ocorre anualmente nos Estados Unidos e atrai os principais praticantes do esporte de todo o mundo. A primeira edição do torneio foi realizada no Rio de Janeiro no ano de 1996.