Pular para o conteúdo principal

Ações descentralizadas marcam o mês de enfrentamento do trabalho infantil em BH
Foto: Stênio Lima

Ações nas regionais marcam mês de enfrentamento do trabalho infantil

criado em - atualizado em

Para marcar o Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho), a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania realiza, durante todo o mês, uma campanha nas regionais da cidade com diversas atividades de enfrentamento do trabalho praticado por crianças e adolescentes. Neste ano, o tema da campanha é “Proteção social para acabar com o trabalho infantil”. 

Blitz de trânsito, oficinas com famílias, intervenções artísticas e lúdicas são algumas das estratégias pensadas pelo município para ampliar a sensibilização da sociedade sobre os riscos do trabalho infantil para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. A programação completa está disponível neste link.   

Além de assegurar apoio às famílias, o objetivo é reforçar a importância da proteção de crianças e adolescentes, apresentando informações qualificadas e atuais sobre o fenômeno do trabalho infantil e seus riscos para o desenvolvimento em cada fase da vida, como explica a secretária de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Colares.  

“As campanhas de Combate ao Trabalho Infantil são importantes para alertar a sociedade de que essa não é uma condição aceitável. Nossa atuação acontece durante todo o ano, mas no mês de junho, unimos esforços ainda mais concentrados para reforçar que lugar de criança é na escola, na comunidade e convivendo com a sua família. Por isso, é importante a atuação intersetorial do poder público e a atuação da sociedade”, considera. 

Na campanha deste ano, a PBH se une ao Ministério Público do Trabalho, ao Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), à Organização Internacional do Trabalho, ao Fórum de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Minas Gerais (FEVCAMG), ao Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (FECTIPA/MG) .