Pular para o conteúdo principal

Centro de Referência das Juventudes oferece programação com atividades gratuitas nesta semana
Divulgação/PBH

Centro de Referência das Juventudes oferece programação com atividades gratuitas nesta semana

criado em - atualizado em

O Centro de Referência das Juventudes (CRJ), localizado na Rua Guaicurus, 50, Centro de BH, oferece programação especial para os jovens da capital mineira nesta semana, de terça-feira a sábado (8 e 12). São diversas atividades gratuitas que incluem oficinas, cursos, encontros culturais e artísticos, além de ações de formação e cidadania. Entre os destaques estão as oficinas “Palco de Rua”, que oferece vivências em teatro, música e circo às terças, e a “Na Lente da Rua”, para capacitar jovens em produção audiovisual usando o celular, às quartas.

A programação inclui oficinas de dança, ballet, cultura afro, aulas de informática e rodas de conversa, garantindo aos jovens oportunidades de aprendizado, convivência e fortalecimento de vínculos. O espaço segue com o atendimento presencial ao Passe Livre Estudantil e com o Cursinho Popular Emancipa, que auxilia estudantes na preparação para o Enem e vestibulares.

As atividades ainda englobam o projeto “Desembola na Idéia” e “Prep 15-19”, que promovem a saúde, a criatividade e a expressão artística dos jovens da capital. Além disso, a agenda inclui oficinas do projeto “Brota”, com atividades do coletivo “Alafiarte”. O CRJ também disponibiliza seu espaço para coletivos e grupos da sociedade civil realizarem ensaios e formações, garantindo aos jovens acesso a apresentações artísticas e oportunidades de protagonismo em Belo Horizonte.

Protagonismo juvenil

Vinculado à Subsecretaria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, o CRJ é um espaço público dedicado a fortalecer o protagonismo juvenil e garantir oportunidades de formação, cultura e lazer para a juventude de Belo Horizonte, com foco especial em jovens das periferias, vilas e favelas da capital. O agendamento para utilização dos espaços, bem como a programação completa de atividades, pode ser consultado na página oficial do CRJ.