Pular para o conteúdo principal

Ações de paisagismo ganham destaque no mês dedicado ao Meio Ambiente
Foto: Edanise Reis/Divulgação

Ações de paisagismo ganham destaque no mês dedicado ao Meio Ambiente

criado em - atualizado em

O programa Ecoescola BH, da Secretaria Municipal de Educação (SMED), em parceria com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) e o coletivo Bora Plantar, vai promover, neste sábado (4), às 8h, o plantio de árvores na Escola Municipal Professora Eleonora Pieruccetti, localizada na região Nordeste da capital. 

O plantio de 73 mudas de árvores nativas e frutíferas incluirá ipês, ingás, goiabeiras, grumixameiras, araçazeiros e pitangueiras, doadas pelo Jardim Botânico da FPMZB. O local escolhido para a ação, cerca de 5.000m2,  era coberto por capim e foi totalmente limpo para o recebimento das mudas. Técnicos da FPMZB fizeram o estudo da área para seleção das espécies mais adequadas.

Além de se envolver com os preparativos e também com o plantio, a escola municipal assumiu o compromisso de cuidar da manutenção com irrigação e tratos culturais. A FPMZB irá doar, ainda, mais 350 mudas para a instalação de uma cerca viva, deixando o espaço ainda mais verde para os alunos. 

“É muito significativo trazer esse tipo de ação para o ambiente escolar. Além de possibilitar a participação ativa da diretoria no plantio, os alunos terão a oportunidade de acompanhar a transformação dessa área com o crescimento das árvores e os cuidados necessários para que elas se mantenham. É uma forma de estimular reflexões de como a ação humana pode impactar de forma positiva o meio ambiente e a importância da preservação, que é uma responsabilidade de todos nós”, explica Sérgio Augusto Domingues, presidente da FPMZB. 

Jardim Tropical no parque 

Resgatar aspectos oriundos da natureza para a vida urbana foi o objetivo para a criação de um jardim tropical no parque Aggeo Pio Sobrinho, no bairro Buritis. Para a composição, foram utilizadas espécies que se encaixassem no conceito de planejamento, mas de forma não muito organizadas (que trouxessem a ideia de espaço natural). Além de agregar plantas mais assimétricas, esse tipo de jardim necessita de solo rico em nutrientes e uma boa drenagem. É um jardim que inspira a sensação de bem-estar, já que remete à natureza. 

O parque já contava com um maciço de palmeira-raphis e uma touceira de palmeira-areca no local em questão e, a partir daí, foram introduzidas outras espécies como helicônias, bastão do imperador, filodendros, marantas, singônios, spatifilus, íris da praia, antúrios, agaves, jacobinas e begônias, além de pedras que são outros elementos componentes de um jardim tropical. Ao todo, foram plantadas mais de 350 mudas ornamentais.