Pular para o conteúdo principal

Ação integrada da Prefeitura combate bota-foras em Venda Nova
Giulia Souza/SLU

Ação integrada da Prefeitura combate bota-foras em Venda Nova

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promove até sexta-feira (26) uma ação integrada de combate aos descartes irregulares de lixo e entulho na região de Venda Nova. Durante o período, serão monitorados os pontos considerados críticos, na tentativa de identificar e punir possíveis infratores. O objetivo é reduzir a quantidade desses bota-foras clandestinos, que provocam poluição, danos à saúde e impactos financeiros ao Município, com gastos relativos a limpezas que poderiam ser evitadas.

 

A ação é coordenada pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e envolve as secretarias municipais de Política Urbana, Saúde, Assistência Social, Obras e a Guarda Municipal.

 

Os fiscais da Prefeitura vão abordar possíveis responsáveis por descartes irregulares e tentar identificar a origem dos resíduos, com a ajuda de garis e agentes da Vigilância Sanitária. Eles auxiliarão os fiscais a encontrar em meio aos resíduos, sinais que possam levar os infratores, como cupons de notas fiscais, correspondências, documentos, resíduos orgânicos e infectantes. Caso o responsável por uma deposição clandestina seja identificado, ele será notificado e terá que providenciar a limpeza. Se não houver a possibilidade de identificação, a limpeza será feita pela SLU.

 

Entre os materiais mais descartados nas vias públicas de Venda Nova estão rejeitos provenientes de ferros-velhos, lojas de peças usadas para veículos, oficinas mecânicas, comércio de pisos e cerâmicas, empresas de estofados, sacolões, açougues e clínicas veterinárias, entre outros.

 

Além da fiscalização referente à limpeza urbana, também serão verificadas o cumprimento de normas relativas à ocupação do espaço público e às regras de vigilância sanitária. A equipe do serviço de Zoonose também irá fazer o levantamento do índice larvário e combater focos de dengue. Em outra frente, a equipe da Assistência Social irá conversar com os moradores em situação de rua, alojados em barracas nos passeios e praças, para que eles desocupem o espaço público e a limpeza possa ser feita pelos garis da SLU.

 

Paralelamente a essas ações, técnicos de Mobilização Social da SLU farão campanha educativa junto aos moradores e comerciantes da região, com orientações sobre os dias e horários da coleta domiciliar de lixo, uso adequado das Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) e como destinar corretamente os diversos tipos de resíduos. Também estão previstas vistorias dos técnicos da Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb) em pontos críticos de deposição clandestina para verificar a possibilidade de instalação de barreiras físicas, como cercas, para dificultar o descarte irregular em algumas áreas.

 

Entre os locais contemplados com a ação integrada da Prefeitura estão trechos da avenida Vilarinho, alameda Lídio de Freitas Ramos, Praça João Alves e adjacências; ruas José da Conceição Brant, Coronel Manoel de Assunção e Ariolino Aristides dos Santos, no bairro Minascaixa; ruas William Mallaco e Antônio de Paiva Meireles, no bairro Serra Verde; e ruas Blumenau, Caxias do Sul, Camões, Argentina e Brasil (entorno da bacia de detenção do bairro Copacabana). Todas as atividades contarão com o apoio da Guarda Municipal que, se necessário, irá fazer as abordagens a infratores que forem flagrados fazendo o descarte irregular de lixo.

 

Para o coordenador das atividades, o gerente regional de Limpeza Urbana, Clarício Tolentino, a união de diversos setores da Prefeitura vai gerar resultados mais consistentes no combate aos bota-foras. “Infelizmente, os bota-foras têm crescido na região de Venda Nova. Essas ações visam combater essa prática, que causa inúmeros transtornos para a população e para o meio ambiente. É preciso que todos se conscientizem e participem desse esforço, não jogando lixo nas vias e em lotes vagos”, diz. Para denunciar deposições clandestinas de resíduos, o cidadão pode acionar os canais digitais da PBH, por meio do aplicativo APP PBH ou pelo Portal de Serviços da PBH.