Pular para o conteúdo principal

Ação da SLU é selecionada para Plataforma Internacional de Boas Práticas
Foto: Divulgação/PBH

Ação da SLU é selecionada para Plataforma Internacional de Boas Práticas

criado em - atualizado em

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) foi reconhecida internacionalmente por sua política de segurança sanitária destinada aos catadores de coleta seletiva. Por meio do Protocolo de Segurança contra a Covid-19, a Prefeitura de Belo Horizonte, em conjunto com as cooperativas de catadores, ofereceu treinamento on-line sobre medidas de segurança como distanciamento social, uso de equipamentos de proteção e desinfecção nas ruas, nos armazéns e nas residências dos catadores. 

No âmbito da 15ª Conferência Nacional sobre Política de Desenvolvimento Municipal, Belo Horizonte foi convidada pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) a participar, na condição de palestrante, de um workshop para intercâmbio de boas práticas municipais na gestão da pandemia. Nessa série de eventos, a política de segurança sanitária da SLU foi apresentada e selecionada como uma boa prática internacional de referência. 

A notícia do reconhecimento foi divulgada no site da Connective Cities, um projeto ligado à GIZ. A Connective Cities visa promover a troca internacional de experiências entre os praticantes urbanos e a aprendizagem conjunta, bem como a construção de processos reais de mudança ao nível das cidades. A Prefeitura de Belo Horizonte tem trabalhado com o GIZ e a Connectives Cities desde 2017 através da Diretoria de Relações Internacionais. 

Hoje, o programa da SLU figura em uma seleta lista de boas práticas internacionais hospedadas pela plataforma Connective Cities, que é referência mundial para governos que buscam políticas públicas de sucesso a fim de buscar aprendizado e gerar inovação em seus próprios territórios. No sistema de intercâmbios do GIZ, Belo Horizonte já havia apresentado iniciativas como: Repositório de Boas Práticas Internacionais em Combate ao Coronavírus, da Diretoria de Relações Internacionais; O Sistema Municipal de Coleta Seletiva de Recicláveis, da SLU; e Projetos Pilotos de Zonas 30, pela BHTrans; em mais de 20 eventos e iniciativas da plataforma. 

“Iniciativas como esta, de trocas de conhecimento e política públicas entre servidores do mundo inteiro, estão na vanguarda na inovação em internacionalização de municípios. Belo Horizonte sempre é destaque neste meio e cada vez mais segue com sucesso nesta estratégia”, comemora o diretor de Relações Internacionais, Bernardo Ribeiro.