Pular para o conteúdo principal

Academia da Cidade Milionários completa 15 anos com ações de promoção à SaúdeAcademia da Cidade Milionários completa 15 anos com ações de promoção à Saúde
Divulgação/PBH

Academia da Cidade Milionários completa 15 anos com ações de promoção à Saúde

criado em - atualizado em

O programa Academia da Cidade é uma das políticas públicas mais bem-sucedidas da Prefeitura de Belo Horizonte na área da promoção à saúde. Uma das primeiras a ser inaugurada foi a do Bairro Milionários, na regional Barreiro, que completou 15 anos levando a prática de atividades físicas e orientações sobre alimentação saudável aos usuários. A unidade conta, atualmente, com cerca de 600 alunos e oferece aula de segunda à sexta-feira, nos turnos da manhã, tarde e noite.

Antonieta da Silva, de 90 anos, é a aluna mais antiga da unidade e começou a frequentar as aulas em 2008. “A academia me ajudou e é muito importante para a minha vida. Se eu não tivesse começado a fazer aulas, eu acho que nem estaria mais viva. Não sinto dores e sou muito ativa. Consigo fazer tudo dentro de casa”, explicou.

Já o aluno Antônio Paulino Bezerra, de 77 anos, participa das atividades desde 2010 e destaca a importância da melhora na qualidade de vida. “Desde que iniciei com as atividades na academia eu parei de sentir dores nos joelhos e ombros. Se eu deixar de fazer aula um dia, o corpo já sente”, afirma.

Para garantir a saúde da população da capital, em 2023, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou os locais com a abertura de três novos equipamentos, totalizando 82 unidades em todas as regionais do município. As atividades oferecidas são totalmente gratuitas e qualquer pessoa acima de 18 anos pode buscar o serviço, contactando o centro de saúde ou a academia mais próxima. A lista com os endereços está disponível no portal da Prefeitura.

Antes de começar as atividades, o usuário passa por uma avaliação realizada por profissional de Educação Física. Estando apto para as atividades oferecidas, a pessoa é inserida em uma turma para participação das aulas. A programação inclui ginástica, dança, jogos e caminhada orientada. Esse conjunto de ações contribui para reduzir os fatores de risco para doenças, elevando assim os níveis de saúde da população e as possibilidades de contatos sociais.  

Para o subsecretário de Atenção à Saúde, André Menezes, as unidades são opções gratuitas para manter uma rotina mais saudável. “A prática de atividades físicas de forma regular, aliada a uma boa alimentação, proporciona qualidade de vida. Com esses hábitos é possível observar resultados positivos em relação ao funcionamento do sistema cardiorrespiratório, além da redução de dores, melhora na flexibilidade, força, coordenação motora e na saúde emocional”, reforçou.

Durante as aulas também são abordados outros temas importantes para a saúde, como, por exemplo, os malefícios do uso de tabaco.