Pular para o conteúdo principal

Abrigo Anita Gomes completa 5 anos de proteção a pessoas em situação de rua
Amira Hissa/PBH

Abrigo Anita Gomes completa 5 anos de proteção a pessoas em situação de rua

criado em - atualizado em

As Unidades de Acolhimento Institucional Anita Gomes dos Santos I e II da Prefeitura de Belo Horizonte completam cinco anos nesta semana. Desde a implantação, no antigo Hotel Bragança (avenida Paraná, Centro), mais de 400 pessoas já foram acolhidas. Geridas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, as unidades dispõem de quartos, cozinha, refeitório, lavanderia, sala de televisão e para oficinas, além das refeições, preparadas por funcionários da unidade. Para marcar a data, nesta quinta-feira (25), às 15h, acontecerá uma confraternização com acolhidos e trabalhadores para comemorar o sucesso na implantação das unidades.

 

O objetivo das unidades de acolhimento da Prefeitura de Belo Horizonte é a garantia da proteção social integral e da autossustentabilidade das pessoas em abrigo. A equipe apresenta e encaminha os usuários para oportunidades de profissionalização e inclusão socioprodutiva, considerando que o desemprego é um dos principais motivos que levam as pessoas à situação de rua.

 

Todo o trabalho social é movido em direção à independência e autonomia do usuário. Há o encaminhamento para vagas de emprego, cursos profissionalizantes, vagas na Educação de Jovens e Adultos, entre outros. O objetivo é a construção de novos projetos de vida, para que possam trabalhar e posteriormente ampliar sua cidadania e, até mesmo, recuperar vínculos familiares e comunitários.

 

Ambientes de convivência também foram criados com a participação dos próprios usuários. Foram instaladas uma biblioteca e uma marcenaria para iniciativas de qualificação profissional. No terraço, há um espaço com a área de lavagem e secagem de roupas. As unidades contam, ainda, com uma equipe de referência, composta por assistentes sociais e psicólogos, com o objetivo de desenvolver o trabalho social de forma sistemática e continuada.