Pular para o conteúdo principal

Mais de vinte crianças de seis anos lanchando, sentadas e supervisionadas por quatro profissionais de educação.
Foto: Arquivo PBH

Aberto prazo para matrículas da Rede Municipal de Educação

criado em - atualizado em
Começou, nesta segunda-feira, dia 11 de dezembro, e se estende até a próxima sexta-feira, dia 15, o período para a realização das matrículas dos alunos que vão ingressar na Rede Municipal de Educação em 2018. As matrículas são para as crianças de quatro e cinco anos e para os novos estudantes do ensino fundamental. 


A partir do cadastramento escolar realizado pela Secretaria Municipal de Educação, foi possível saber qual era a demanda de crianças interessadas em estudar nas escolas públicas da cidade e assim fazer o encaminhamento para a escola mais próxima do endereço indicado no cadastro.



Educação Infantil

No dia 27 de novembro, a Prefeitura de Belo Horizonte divulgou o resultado do cadastramento escolar na Educação Infantil, para as crianças de quatro e cinco anos. Para essa faixa etária, foram 6.080 inscrições e todas as crianças cadastradas têm vagas garantidas. O resultado para os cadastrados na faixa etária de 0 a 3 anos estará disponível no dia 15 de dezembro.


A SMED informou, por meio do envio de carta para as famílias, a unidade escolar para qual a criança foi encaminhada e estudará em 2018. As informações também estão disponíveis no portal da PBH. Agora, os pais ou responsáveis devem procurar a escola informada levando os documentos obrigatórios listados na Portaria SMED 247/2017. 


 
Ensino Fundamental

Em junho deste ano, a SMED realizou o cadastramento escolar para o ensino fundamental. Desde o fim de novembro, os alunos cadastrados começaram a receber as correspondências informando a escola municipal ou estadual, mais próxima ao endereço indicado, para as quais foram encaminhados e deverão realizar a matrícula.

 
O cadastramento escolar do ensino fundamental para 2018 totalizou mais de 22 mil inscrições de interessados em ingressar nessa etapa da educação básica em uma escola pública de Belo Horizonte no próximo ano. Cerca de 90% dos inscritos no cadastro são crianças de seis anos ou que completarão essa idade até 30 de junho de 2018.


Já para os alunos que estão concluindo o ensino fundamental nas escolas municipais de Belo Horizonte neste ano e que fizeram a escolha por uma escola estadual para cursarem o Ensino Médio, a matrícula ocorrerá só no mês de janeiro do próximo ano, entre os dias 15 e 19.



Vagas remanescentes 

Quem perdeu a oportunidade de se cadastrar e tem interesse em ingressar na Rede Municipal de Educação no próximo ano, poderá procurar, no período compreendido entre 2 e 31 de janeiro de 2018, a Diretoria Regional de Educação mais próxima para ver a disponibilidade de vagas existentes na rede pública de Belo Horizonte.