Pular para o conteúdo principal

Abertas inscrições para escolas municipais participarem do Circuito de Museus
Foto: Júlia Carolina Lopes dos Reis

Abertas inscrições para escolas municipais participarem do Circuito de Museus

criado em - atualizado em

O Circuito de Museus, iniciativa desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, possibilita que estudantes da Rede Municipal tenham a possibilidade de visitar mais de 30 instituições parceiras - museus, arquivos, centros de cultura, centros de memória e galerias. A inscrição para que as escolas participem começa nesta terça-feira (17).

 

As instituições parceiras estão agrupadas em nove percursos temáticos - Arte Brasileira; Artes Visuais; Ciências; Esporte, Lazer e Memória; Histórias de Belo Horizonte; Histórias de Mulheres; Imagem em Movimento; Pampulha; e Território Negro.

 

As escolas interessadas em participar do Circuito de Museus podem se inscrever em até dois percursos temáticos dentre os nove oferecidos. A proposta é que cada unidade de ensino apresente um projeto de pesquisa temático que será trabalhado com os alunos também em sala de aula e poderá contemplar de uma a quatro turmas. A cada projeto selecionado, os professores passam por uma formação oferecida pela Secretaria de Educação sobre o tema.

 

Percursos Temáticos

 

Circuito Arte Brasileira

 

O Circuito Arte Brasileira promove o encontro com a arte produzida no Brasil, que se destaca pela diversidade de expressões. A participação nesse circuito representa uma viagem pela arte brasileira, possibilitando ao(à) professor(a) explorar desde o barroco, o fauvismo e o modernismo até a forte presença da cultura popular a partir da leitura do acervo dos espaços parceiros.

 

Instituições parceiras:

Museu Inimá de Paula

Palácio das Artes

 

Circuito Artes Visuais

 

Integrando-se ao Circuito Artes Visuais, os estudantes serão convidados a experienciar as mais variadas manifestações artísticas e terão a possibilidade de criar diálogos com a arte contemporânea. Esse percurso compreende instituições culturais que se dedicam a apresentar exposições de importantes artistas, nacionais e internacionais, promovendo a difusão e a valorização de culturas.

 

Instituições parceiras:

Centro Cultural Banco do Brasil

Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed BH - Minas Tênis Clube

Sesc Palladium

 

Circuito Ciências

 

As origens e as transformações do universo e da humanidade constituem o eixo desse circuito. Exposições sobre corpo humano, coleções de minerais, de fósseis, réplicas de grandes dinossauros, de cavernas, planetário e reflexões sobre uso consciente de energia fazem parte do acervo das instituições e despertarão o interesse dos estudantes pelas temáticas. Eles perceberão que as máquinas que fazem parte do seu dia a dia não guardam nenhum mistério, mas conhecimento e ciência.

 

Instituições parceiras:

Centro de Memória da Medicina da UFMG

Museu das Minas e do Metal

Museu de Ciências Naturais PUC-Minas

Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG

Museu de Ciências Morfológicas da UFMG

Espaço do Conhecimento

 

Circuito Esporte, Lazer e Memória

 

O Circuito Esporte, Lazer e Memória tem como objetivo despertar o (re)conhecimento da história dos esportes e das práticas de lazer. A partir de uma leitura histórica do desenvolvimento dessas práticas culturais, pretende-se ampliar as percepções e reflexões acerca do tema. Vivenciadas das mais diferentes formas na escola e em outros espaços e tempos, essas práticas, por vezes tão familiares, são apresentadas de várias formas e contam diferentes histórias sobre a cidade, os corpos, a cultura e a sociedade.

 

Instituições parceiras:

Centro de Memória Minas Tênis Clube

Departamento de Educação Física – PUC Minas

Programa Superar

Museu Brasileiro do Futebol

 

Circuito História de Belo Horizonte

 

Ao participar desse circuito, os(as) estudantes têm a oportunidade de aguçar seu olhar sobre a cidade de Belo Horizonte. Por meio dos documentos e das narrativas das exposições visitadas, a origem da capital de Minas Gerais e suas transformações são discutidas considerando diferentes pontos de vista. Trata-se do aprofundamento das reflexões sobre a cidade e a temática urbana.

 

Instituições parceiras:

Memorial Minas Gerais Vale

Museu Histórico Abílio Barreto

Palácio da Liberdade

 

Circuito História de Mulheres (Esse percurso não atende a Educação Infantil)

 

O Circuito História de Mulheres foi concebido e desenvolvido pela equipe multidisciplinar do Núcleo de Educação, Cultura e Cidadania, vinculado à Diretoria de Educação Inclusiva e Diversidade. Desde 2013, integra o Circuito de Museus, promovendo uma reflexão crítica dialógica sobre as expressões e representações de feminilidade e masculinidade nos espaços museológicos da cidade. Sua intencionalidade é aguçar o olhar de professores e estudantes para a temática, bem como subsidiar o trabalho pedagógico com a história de mulheres no Brasil, nos campos: artes plásticas, cultura, trabalho, cinema, história, política e educação.

 

Instituições parceiras:

Centro de Memória do Minas Tênis Clube

Centro de Arte Popular - CAP

Museu Mineiro

Memorial Minas Gerais Vale

Museu da Moda

Museu Histórico Abílio Barreto

Museu de Artes e Ofícios

 

Circuito Imagem em Movimento

 

O Circuito Imagem em Movimento leva os participantes a conhecerem a história do cinema, bem como amplia a visão de mundo a partir do encontro com a linguagem cinematográfica, considerando seu importante diálogo com a educação. A participação nesse circuito permitirá, também, que o estudante vislumbre a possibilidade de potencializar suas criações audiovisuais a partir do encontro com a magia do cinema.

 

Instituições parceiras:

Cine Santa Tereza

Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade

Museu da Imagem e do Som

 

Circuito Pampulha

 

O Circuito Pampulha pretende dar vistas à importância da região para a história da cidade, bem como trazer os aspectos históricos de sua origem, indo desde os primeiros registros do Arraial de Santo Antônio da Pampulha até os dias atuais. Ele permitirá, ainda, que os estudantes reflitam sobre o contexto de criação da Lagoa e seu complexo arquitetônico, resultantes das aspirações estéticas, políticas e econômicas da década de 1940, além de conhecer as edificações modernistas projetadas por Oscar Niemeyer e refletir sobre a Pampulha como Patrimônio Cultural da Humanidade.

 

Instituições parceiras:

Casa Kubitschek

Centro de Referência e Tradicional da Cultura Popular Lagoa do Nado

Museu de Arte da Pampulha

Museu do Futebol

Casa do Baile

 

Circuito Território Negro

 

O Circuito Território Negro surgiu em parceria com a Gerência de Relações Étnico-raciais/Smed e tem como finalidade promover uma leitura dos acervos das instituições, de modo a favorecer a apropriação de conhecimentos acerca das culturas africana e afro-brasileira, suas histórias, suas produções intelectuais, científicas, tecnológicas e estéticas e suas formas de organização social. O percurso possibilita atividades pedagógicas interdisciplinares e tem como ponto de partida a memória social e coletiva do Brasil, país multicultural e pluriétnico.

 

Instituições parceiras:

Museu Histórico Abílio Barreto

Espaço do Conhecimento

Museu de Artes e Ofícios

Memorial Minas Gerais Vale

Centro de Referência e Tradicional da Cultura Popular Lagoa do Nado

Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos