17 January 2025 -
Na década de 1970, kombis percorriam bairros da cidade de Belo Horizonte vendendo ingressos de peças de teatro a preços populares e promovendo atividades culturais. Tratava-se da Campanha das Kombis, uma iniciativa oriunda do projeto Teatro Para o Povo, que nascera poucos anos antes com o intuito de levar as artes cênicas para um público mais amplo, rompendo as barreiras físicas da cidade. Com o passar dos anos, o projeto mudou de nome e se tornou a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, passando a abarcar mais uma arte da cena além do teatro. A iniciativa continua nas próximas semanas na 50ª edição, com uma programação que reúne espetáculos nos teatros municipais de BH e cujas datas e horários podem ser acessadas no Portal Belo Horizonte.
Teatro Marília
O Teatro Marília é um dos espaços cênicos da Fundação Municipal de Cultura que recebem a 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, e, nas próximas semanas, será palco de uma série de espetáculos para crianças, jovens e adultos. Para o público infantil, as peças “A Festa dos Bichos do Cerrado”, com produção da Reticencias Produções e Marcus Vinicius Loureiro, acontece em 25 e 26 de janeiro; já “O Pequenino Grão de Areia”, será nos dias 18 e 19; “Mogli, o menino lobo”, em 1 e 2 de fevereiro; e o clássico “João e Maria e a Casa de Chocolate”, em 15 e 16 de fevereiro. As peças infantis acontecem sempre às 16h.
Já o público adulto poderá assistir à comédia “Casal TPM” de 30 de janeiro a 2 de fevereiro. A peça contemporânea “Casa” será de 13 a 16 de fevereiro. Já a tragicomédia “Thácht” promete fazer rir e emocionar o público entre 23 e 26 de janeiro. Além disso, o espetáculo “Sapato Bicolor” estará em cartaz na segunda (10) e terça-feira (11), de fevereiro; e “Vincent - um solo de amor”, sobre o pintor Van Gogh, de 16 a 19 de janeiro.
Teatro Francisco Nunes
Localizado no Parque Municipal, o Teatro Francisco Nunes também receberá uma série de peças para todas as idades e interesses. O “Casal TPM” também subirá no palco, de 7 a 9 de fevereiro, fazendo rir, assim como a peça “Deboche - A Comédia” todos os sábados de 18 de janeiro a 15 de fevereiro, entre outras. Para as crianças, os clássicos “Os 3 Porquinhos” (25 e 26 de janeiro e 15 e 16 de fevereiro), “O mágico de Oz” (18 e 19 de janeiro), “As Aventuras de Dom Quixote” (1 e 2 de fevereiro), e “Moana” (8 e 9 de fevereiro) também estão na programação, além de muitos outros espetáculos.
Na dança, os bailarinos da Cia de Jazz Emaline Laia se apresentam com dois espetáculos sequenciais: "Pérola Negra", uma mostra de jazz que explora gestos e simbolismos das danças negras da diáspora africana; e "Devir”, que tece uma narrativa poética e cada parte traz temas como poder, guerra, escassez e morte. As apresentações serão em 12 de fevereiro, a partir das 20h.
Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado
O terceiro teatro municipal que acolherá a 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança em Belo Horizonte este ano é o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado. Localizado na região noroeste de BH, o teatro receberá peças como “A eterna 5ª série B”, no dia 31 de janeiro, às 20h, e “O Submarino”, no dia 16 de fevereiro, às 19h para os adultos. O Espaço receberá também o teatro infantil “O grande vale dos dinossauros” entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, e a clássica história do “João e o pé de feijão”, em 8 e 9 de fevereiro.
Os ingressos da 50ª Campanha de Popularização podem ser adquiridos antecipadamente pelo site vaaoteatromg.com.br ou nos postos do Sinparc pelo preço popular de R$25, ou nas bilheterias dos teatros, duas horas antes das apresentações, com valores que variam de acordo com o espetáculo.
Serviço
50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança
Ingressos: R$25 pelo site www.vaaoteatromg.com.br ou nos postos de venda Sinparc. Consulte aqui.