20 July 2023 -
A Prefeitura de Belo Horizonte realizou, nesta quinta-feira (20), a 4ª reunião ordinária de 2023 do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, o Comurb. O encontro marcou mais uma etapa dos trabalhos do Conselho, presidido pelo superintendente de mobilidade do município, André Dantas, e contou com a presença de conselheiros representantes do Executivo, Legislativo, setor técnico e da sociedade civil. A reunião foi virtual.
A primeira pauta da reunião foi a apresentação, pelo movimento Nossa BH, de um estudo sobre a adoção da tarifa zero no transporte coletivo em algumas cidades brasileiras, com propostas para o sistema na capital. Em seguida, foi apresentada, pela analista da BHTrans, Elizabeth Moura, sobre proposta de revisão dos Indicadores do Plano de Mobilidade de Belo Horizonte, o PlanMob, que é o instrumento que orienta as ações e políticas públicas do transporte coletivo, individual e não motorizado. Tais ações devem ser conduzidas pela Prefeitura para atender às necessidades atuais e futuras de mobilidade da população de Belo Horizonte.
Segundo Elizabeth, a revisão dos indicadores é necessária para atualização dos programas e investimentos. “O indicador que mede a velocidade do transporte coletivo muda quando, por exemplo, há implantação de faixas exclusivas interferindo no tempo de percurso e na satisfação do usuário com o transporte”, ressaltou Elizabeth.
“A reunião foi muito proveitosa”, afirmou o superintendente de mobilidade do município, André Dantas. “Foi mais um passo para estabelecer a continuidade do diálogo com a sociedade civil em benefício da mobilidade de BH”, completou.
Comurb
Instituído pela Lei Municipal 11.181, de 8 de agosto de 2019, o Comurb é uma instância colegiada de participação popular, de caráter consultivo e propositivo. Entre as atribuições está a definição de indicadores de desempenho para o monitoramento e a avaliação do Plano de Mobilidade de Belo Horizonte, o PlanMob-BH. Além disso, o Comurb avalia os investimentos em mobilidade, e emite parecer sobre as propostas de alterações no mapa de classificação de calçadas, no mapa da rede cicloviária e da rede estruturante de transporte coletivo.