Pular para o conteúdo principal

43° Edição do Arraial de Belo Horizonte reúne cerca de 90 mil pessoas em 7 dias
Rudah / Acervo Belotur

43° Edição do Arraial de Belo Horizonte reúne cerca de 90 mil pessoas em 7 dias

criado em - atualizado em

   
Marcando a volta dos grandes eventos públicos na cidade, a 43° edição do Arraial de Belo Horizonte reuniu cerca de 90 mil pessoas nos dias 29, 30 e 31 de julho e 6, 7, 13 e 14 de agosto, na Praça da Estação. O festa contou com a apresentação de 70 quadrilhas nos tablados, além dos shows musicais de grandes nomes da música sertaneja, entre eles Lauana Prado, Léo Magalhães, Rio Negro & Solimões e Di Paullo & Paulino. Já a tradicional comida mineira esteve presente na Vila Gastronômica, espaço culinário de destaque no festejo.  

De acordo com a pesquisa de satisfação realizada pela Belotur, por meio do Observatório do Turismo de Belo Horizonte, de 0 a 10, o evento na Praça da Estação, no geral, ganhou nota 8,6. Os destaques ficaram por conta do espetáculo das quadrilhas, que alcançou 9,5; da decoração, com nota 9,4; da qualidade do som, com nota 9,1; visibilidade do palco do show e das apresentações das quadrilhas, ambos itens com nota 8,9 e a Vila Gastronômica, com nota média 8,6.  

Foram mais de 1.100 entrevistados durante os sete dias de evento. Entre os participantes que já estiveram presentes em outras edições do Arraial, 59,9% consideraram que o evento melhorou nos seguintes aspectos: organização geral da festa e sensação de segurança. Em 2022 o ticket médio do evento foi de R$ 50,59 por participante. 

Raio X da 43° edição do Arraial de Belo Horizonte  

Para garantir a segurança do público presente, 577 servidores da Guarda Municipal somaram esforços aos 830 policiais militares empenhados para atuação durante a festa. Além disso, o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) reforçou seu efetivo com a montagem do posto de comando e realizou o monitoramento de imagens da Praça da Estação, seus arredores e gestão das ocorrências integradas do evento. 

Não houve nenhum crime violento, e foi contabilizada uma redução de 87% nos registros de furtos, se comparado com o evento ocorrido no ano de 2019. Sendo assim, o Arraial de Belo Horizonte se reitera como uma festa segura e democrática. 

Para atuar no trânsito e garantir a mobilidade das vias ao entorno do evento, a BHTrans empenhou 41 agentes. Além de segurança e organização, o Arraial também contou com os serviços de 130 garis, sete caminhões pipas, 3 caminhões compactadores de lixo e 22 básculas (balanças para grandes volumes) para a limpeza: foram recolhidos quase 76 toneladas de lixo. 

O metrô funcionou com horário especial em razão do Arraial de Belo Horizonte em todos os dias do evento. 

Concurso de Quadrilhas 

Neste ano, Belo Horizonte foi a capital nacional das quadrilhas com exibições de dançarinos de 17 estados no Concurso Nacional. Com a apresentação ‘Cuzcuz Nosso de Cada Dia’, a Quadrilha Luar do São João, que veio do Piauí para dançar no tablado belo-horizontino, se sagrou a campeã no último domingo do evento.  A segunda colocação ficou com a Quadrilha Raio do Sol, de Pernambuco. Para saber mais sobre o Concurso Nacional de Quadrilhas acesse o Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.  

Já no tradicional Concurso Municipal, com a apresentação ‘São João Pede Feijão’, resgatando a fábula ‘João e o Pé de Feijão’, a Quadrilha Feijão Queimado emocionou as arquibancadas da Praça da Estação e, em apuração acirrada, se consagrou a grande campeã do Grupo Especial do Arraial de Belo Horizonte com pontuação máxima (100 pontos). A vice-campeã foi a Quadrilha Pipoca Doce, que também alcançou 100 pontos, empatando com a Feijão Queimado em primeiro lugar. O critério que desempatou a apuração foi o tempo de apresentação das quadrilhas no tablado. A Feijão Queimado dançou por mais tempo e, assim, levou o troféu de campeã. Para saber mais sobre o Grupo Especial do Concurso Municipal de Quadrilhas acesse o Portal da Prefeitura de Belo Horizonte. 

No Grupo de Acesso, a Quadrilha Luar do Sertão, que vem do bairro Mantiqueira, na Região de Venda Nova, comemorou uma década de trajetória com a apresentação "É Dia de Festa com o Luar", e foi a grande campeã do Concurso, além de subir para o Grupo Especial no próximo ano. A vice-campeã foi a Quadrilha Pé Roxo; o terceiro lugar ficou com a Sangê de Minas; a quarta posição ficou com o Arraial do Sem Nome; a quinta colocação com a Quadrilha Pé Rachado e a sexta com a Sol Nascente. As seis quadrilhas sobem para o Grupo Especial do Concurso de Quadrilhas do Arraial de Belo Horizonte 2023. Para saber mais sobre o Grupo de Acesso do Concurso Municipal de Quadrilhas acesse o Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.  

A 43° edição do Arraial de Belo Horizonte também sediou o Concurso Estadual de Quadrilhas.  A quadrilha Santa Terezinha, da cidade Muriaé, com mais de 30 anos de tradição, levou aos tablados a apresentação ‘Na Feira do São João’, e foi a grande vencedora do festival.  A vice-campeã foi a Quadrilha Pequizá, da cidade de Montes Claros, com a apresentação 'Um Sertão Novo, o Cerrado e o Pequizá'. Para saber mais sobre o Concurso Estadual de Quadrilhas acesse o Portal da Prefeitura de Belo Horizonte. 


Arraial de Belo Horizonte 

Festejo junino mais representativo da Região Sul e Sudeste do Brasil, pela sua valorização e respeito à cultura e às tradições que envolvem o período, o Arraial de Belo Horizonte chegou à sua 43ª edição e ocupou a Praça da Estação nos dias 29, 30 e 31 de julho e 6, 7, 13 e 14 de agosto. O evento teve realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e Instituto Periférico, cerveja oficial Itaipava 100% Malte, parceria cultural do Serviço Social do Comércio (Sesc-MG), apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH), Rádio Oficial Liberdade FM, colaboração do Shopping Oiapoque e colaboração técnica da Comissão Junina Mineira.