Pular para o conteúdo principal

3º Festival Gastronômico dos Restaurantes Populares destaca produtos regionais

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza no sábado, dia 8 de dezembro, a partir das 11h30, a 3ª edição do Festival Gastronômico dos Restaurantes Populares. O Restaurante II - Josué de Castro (rua Ceará, 490, Santa Efigênia) será sede do evento que reúne equipes com representantes das quatro unidades, em uma disputa pelo melhor prato principal e melhor sobremesa, além de celebrar a conclusão do projeto de formação para os colaboradores.

 

Os pratos preparados pelas equipes serão julgados por técnicos, gestores e especialistas das áreas de gastronomia e nutrição, que vão analisar a criatividade, apresentação visual, sabor, textura e valorização dos ingredientes utilizados. Por fim, serão atribuídas notas de 0 a 10, e eleita a equipe vencedora.

 

“Agroecologia e Sustentabilidade” foi o tema central que guiou o processo de formação dos colaboradores e que balizará a escolha dos jurados. Para esta edição, as equipes devem utilizar somente alimentos da lista prevista para o Restaurante Popular, realizar o aproveitamento integral deles e demonstrar valorização dos produtos regionais mineiros.

 

O Festival Gastronômico é aberto apenas para convidados e imprensa, mas as receitas vencedoras serão adaptadas e incorporadas ao cardápio dos Restaurantes Populares e poderão ser conhecidas por toda a população ao longo do próximo ano, a baixo custo.

 

 

 Festival

 O Festival Gastronômico faz parte do Projeto de Capacitação para os Funcionários dos Restaurantes Populares de Belo Horizonte, que foi dividido em duas etapas. Primeiro, um encontro com cerca de 270 colaboradores no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional, onde foram pautados os temas: gastronomia e agroecologia; plantas alimentícias não convencionais e alimentação consciente. Em seguida, foram realizadas três oficinas com especialistas voluntários, em cada restaurante.


O festival encerra o processo de formação de colaboradores dos Restaurantes Populares, que ocorre desde 2017, e busca capacitar na área do atendimento e da gastronomia e valorizar os servidores que atuam nos equipamentos.

 

A primeira edição do Festival Gastronômico, realizada em novembro de 2017, teve como vencedor o Restaurante Popular Maria Regina Nabuco, de Venda Nova. A equipe preparou um canelone de berinjela com ricota e nozes ao pesto de manjericão, como prato principal.  A sobremesa foi pera em calda de especiarias com sorvete de banana e morango.

 

O Restaurante Popular I, do Centro, venceu a segunda edição, em abril deste ano. A equipe apresentou como prato quente iscas de filé de tilápia com crosta de castanha de caju, acompanhadas de purê de banana-da-terra e cenoura baby e, como sobremesa, sorvete de mandioca com calda de maracujá.

 

Vale lembrar que, em outubro, Belo Horizonte foi eleita, pela Unesco, Cidade Criativa da Gastronomia, e a política de Segurança Alimentar e Nutricional, articulada à cultura gastronômica tão forte na região, teve um importante papel no processo de escolha.