Pular para o conteúdo principal

Prefeito Alexandre Kalil fala ao microfone em palco. Ao fundo, o Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação
Foto: Amira Hissa/PBH

21ª edição da Parada do Orgulho LGBT reúne 150 mil pessoas no Centro de BH

08/07/2018 | 22:47 | atualizado em 08/07/2018 | 22:50

Com o tema “Mais Democracia e Mais Direitos Humanos: Esse é o Brasil que queremos para as LGBT”, a 21ª edição da Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte reuniu, neste domingo, dia 8, um público de 150 mil pessoas no Centro da capital, segundo o Centro de Operações de Belo Horizonte (COP-BH).
 

O palco principal da festa da diversidade foi a Praça da Estação, onde atividades artísticas de drag queens, músicos e grupos de dança voluntários foram realizadas até a saída da marcha, guiada por trios elétricos pela avenida Amazonas até a Praça Raul Soares.
 

O prefeito Alexandre Kalil, acompanhado da primeira-dama, Ana Laender, falou no palco principal da Parada e destacou a grandiosidade da festa. "Eu quero dizer que a cidade é de todos. A cidade de Belo Horizonte é nossa. Nós é que podemos fazer de Belo Horizonte uma cidade bonita, alegre, com festa e com ordem. Falei, no ano passado, que, neste ano, faríamos uma segunda festa ainda maior e melhor. E, no ano que vem, se eu for convidado, estarei aqui novamente”, afirmou.
 

A Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte foi promovida pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS-MG) em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e Belotur. A PBH investiu R$ 120 mil na estrutura do megaevento. Segundo os organizadores, a edição deste ano movimentou cerca de R$ 4 milhões, com ocupação da rede hoteleira de Belo Horizonte, aquecendo a economia e promovendo atividades de bares, restaurantes e grupos culturais.
 

Um vídeo com foco em ações de prevenção combinada ao HIV foi produzido especialmente pela PBH para ser exibido nos telões do palco principal da Parada. Além disso, serviços municipais ligados à garantia de direitos sociais, nas áreas da assistência social e da saúde, contaram com intensa divulgação no local do evento, que foi estruturado com barracas da Prefeitura e de parceiros, como a Defensoria Pública do Estado, a UFMG e o Consulado Britânico. 

Prefeito Alexandre Kalil participa da 21ª Parada LGBT de Belo Horizonte

 

Pesquisa

Com o objetivo de traçar o perfil dos visitantes e moradores de Belo Horizonte que estiveram presentes ao megaevento, foi feita uma pesquisa com os participantes, desenvolvida em uma correalização da Prefeitura, por meio da Belotur, Diverso (grupo de pesquisa da UFMG) e CELLOS-MG.
 

Realizada pelo terceiro ano consecutivo, a pesquisa trouxe informações como o perfil socioeconômico, o acesso aos serviços e políticas públicas pela população LGBT, a experiência de situação de violência e a avaliação da infraestrutura do evento, além de gastos e estimativas referentes à movimentação econômica gerada pela manifestação.

 

Fortalecimento

As ações e políticas para o público LGBT no Município têm sido fortalecidas de forma gradativa e sistemática desde 2017. Além da criação da Diretoria de Políticas para a População LGBT, o Centro de Referência da População LGBT foi reaberto e estruturado, o que possibilitou um aumento de 134% no número de atendimentos realizados em comparação ao primeiro quadrimestre de 2017.
 

Outro importante avanço foi a criação de um grupo de trabalho para a implantação do campo "nome social" nos registros e atendimentos de todos os serviços da administração direta e indireta do município. 
 

A Lei 8.176/01, que prevê penalidades para empresas e agentes públicos que praticarem discriminação contra a população LGBT, foi aplicada pela primeira vez no Município. Paralelo a isso, em 2017 foram realizadas capacitações para 1.097 agentes públicos, com foco no atendimento humanizado das pessoas LGBT. 

Últimas Notícias

Parque Municipal visto do alto com destaque para o lago Parque mais antigo de BH completa 121 anos na próxima semana

naugurado antes mesmo da então nova capital mineira o Parque foi criado para ser o maior e mais bonito parque urbano da América Latina.

20/09/2018 | 21:15
Fachada do BHResolve Decort-BH ganha atendimento especial no BH Resolve, nos dias 27 e 28 deste mês

Recém-criado pela PBH, o Decort-BH é o canal de para que as empresas da capital possam acessar com rapidez e segurança suas notificações.

19/09/2018 | 18:18