Pular para o conteúdo principal

 1ª Temporada Internacional de Gastronomia e Alimentação de bh tem programação especial no encerramento
Foto: Qu4rto Studio

1ª Temporada de Gastronomia e Alimentação de BH encerra com programação especial

criado em - atualizado em

A Belotur promove no próximo sábado, dia 30, o encerramento da 1ª Edição da Temporada Internacional de Gastronomia e Alimentação de Belo Horizonte (TIGA-BH). O ‘Sabores da Cidade - Especial Belo Horizonte Cidade Criativa da Gastronomia’ será no formato híbrido e consistirá em uma roda de conversa com quatro renomados chefs da cidade. A ideia é fechar a TIGA-BH com chave de ouro, justamente na data em que a capital mineira comemora dois anos de designação como Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO. A programação será transmitida a partir das 11h, pelo link: http://portalbelohorizonte.com.br/temporadagastronomia/assista.

O bate-papo entre os chefs Flávio Trombino, Marcinha Nunes, Henrique Gilberto e Thainá Moura, conduzido pelo apresentador João Eugênio, terá como tema central o título de Belo Horizonte, focando na importância da gastronomia como desenvolvimento local e atividade turística, a conexão com outros setores da cidade, além de narrar experiências, memórias, vivências e afetividade em torno da escolha da capital mineira. 

Haverá ainda, dentro da programação, depoimentos de personalidades da gastronomia mineira em locais estratégicos de Belo Horizonte e uma cozinha-show, com a participação de Isabela Lapa, Rodolfo Ortega, Priscila Venturim e Rossini Luz. Nesse ambiente, o chef Sinval Espírito Santo fará uma releitura de receita tipicamente mineira, enquanto os convidados debaterão e degustarão o prato elaborado. Os ingredientes também serão trabalhados sob seu aspecto histórico e cultural e a importância na formação de nossa identidade. 

“A gastronomia é um dos principais ativos da capital e está presente em diversas frentes de atuação da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur. Nos últimos anos, esse segmento e suas vertentes se tornaram uma aposta estratégica no posicionamento, promoção e desenvolvimento de políticas e atividades da cidade, que culminou exatamente nesse reconhecimento pela Unesco de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur. 

Vale ressaltar que, de acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), no ranking dos motivos que fazem os turistas viajarem para o mundo, a gastronomia encontra-se em terceiro lugar. E de acordo com o Ministério do Turismo, esse segmento é o mais bem avaliado por turistas estrangeiros no Brasil.  

1ª TIGA-BH 

Ao longo do mês, a 1ª Temporada Internacional de Gastronomia e Alimentação de Belo Horizonte contou com nove sessões virtuais de caráter técnico-científico, com convidados nacionais e internacionais que compartilharam experiências, boas práticas e conhecimento com os quase 600 participantes inscritos. As 18 horas de conteúdo ficarão disponíveis no Portal Belo Horizonte: http://portalbelohorizonte.com.br/temporadagastronomia, com participação de intérpretes de Libras. 

Lançada pela Belotur, a convocatória junto à rede de cidades criativas da UNESCO permitiu que 13 cidades Criativas da Gastronomia do mundo pudessem compartilhar suas histórias durante o evento. Estão nesta lista cidades da Suécia, Equador, Espanha, México, EUA, Austrália, Peru, Itália, China e Brasil. Integraram ainda a programação eventos da Secretaria e Fundação Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, que expandiram o alcance para públicos e temáticas diversas.