Pular para o conteúdo principal

Coleta Domiciliar

criado em - atualizado em

A coleta de resíduos sólidos domiciliares consiste na atividade regular de recolhimento e de transporte do lixo gerado nas residências, no comércio e nos prédios públicos. O cidadão deverá expor os resíduos, devidamente acondicionados na calçada, somente a partir das 7h, nos locais atendidos pela coleta diurna, e a partir das 19h, nos lugares de coleta noturna. Esse procedimento evitará que o lixo se espalhe pelas vias, causando transtornos à população.

 

São dois os modelos de coleta domiciliar: o recolhimento em áreas de urbanização formal e aquele realizado em vilas, aglomerados urbanos e conjuntos habitacionais.

 

Coleta em áreas de urbanização formal

O serviço de coleta domiciliar porta a porta abrange praticamente 100% da extensão das vias formalmente urbanizadas. O recolhimento de resíduos ocorre diariamente, de segunda a sábado, em algumas localidades, e em outras, de maneira alternada, às segundas, quartas e sextas-feiras, ou ainda: às terças, às quintas e aos sábados. A coleta pode ser noturna ou diurna.



Coleta domiciliar noturna

É realizada em Belo Horizonte a partir das 20h. O cidadão deverá expor os resíduos, devidamente acondicionados na calçada, somente a partir das 19h.

 

Confira o dia e o horário da coleta em sua rua.



Coleta domiciliar diurna

Nesse tipo de coleta, o recolhimento dos resíduos começa às 8h, e o cidadão deve disponibilizar os sacos de lixo, devidamente lacrados, somente a partir das 7h, antes da passagem do caminhão.


Importante: Lixo fora do dia e do horário de recolhimento pode gerar autuação e multa para o infrator.


Confira o dia e o horário da coleta em sua rua.
 


Coleta domiciliar em vilas e aglomerados urbanos

Por apresentarem características urbanísticas adversas, na maioria das vezes situados em áreas de risco e de difícil acesso, as vilas e os aglomerados oferecem limitações e desafios à prestação do serviço.


Sempre que possível, a SLU utiliza caminhões minicompactadores e carrinhos de mão nos becos, conforme parâmetros de projeto adotados pela Prefeitura. A coleta é feita no período diurno, diariamente, ou três vezes por semana, em dias alternados.

 

Recolhimento de animais mortos

Para solicitar a remoção de animais mortos nas vias de Belo Horizonte, entre em contato com a Prefeitura, pelo PBH APP ou diretamente no Portal de Serviços.
 

 

Coleta especial e diferenciada

A coleta especial compreende o recolhimento, o transporte e a destinação final de resíduos de origem comercial (pública ou privada), considerando o volume (geração acima de 120 litros ou 60 quilos, por dia de coleta, no período de 24 horas) e a natureza desse lixo. O recolhimento exige cuidados especiais em seu manejo. Já a coleta diferenciada é feita em locais onde há deposição clandestina de resíduos.

 

Dicas para o correto descarte de lixo domiciliar

  • Exponha os resíduos domiciliares para a coleta habitual somente nos dias e nos horários programados. 
  • Se o recolhimento de lixo em sua região é de dia, ponha o lixo devidamente embalado em sacos duplos entre as 7h e as 8h. Se a coleta é noturna, a hora certa é das 19h às 20h. 
  • Utilize apenas dois terços da capacidade da embalagem para o invólucro não se romper, e lacre bem. 
  • Objetos pontiagudos ou cortantes, como vidro, agulhas, estiletes e espetos, devem ser colocados em caixas de papelão, como as do tipo longa vida, ou mesmo em garrafas PET. 
  • O descarte correto evita que os resíduos se espalhem pelas vias causando acidentes, atraindo vetores de doenças ou entupindo bocas de lobo, principalmente no período chuvoso. 
  • E nada de jogar no lixo resíduos de saúde, tóxicos ou infectantes.

Quanto menos tempo os sacos de lixo permanecerem expostos na calçada, melhor para todos!