Pular para o conteúdo principal

Programa de Inclusão Digital marca presença no Congresso Brasil Digital 2024
Divulgação

Programa de Inclusão Digital marca presença no Congresso Brasil Digital 2024

criado em - atualizado em

O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Belo Horizonte foi destaque durante o Congresso Brasil Digital 2024, no painel “Melhores Práticas, na Prática”, realizado nesta terça-feira (14).

O convite para participar do painel veio a partir do reconhecimento recebido durante o Prêmio Brasil Digital Ozires Silva, onde o Programa de Inclusão Digital foi reconhecido como Referência Nacional com destaque para seu alinhamento com o Ecossistema Brasil Digital, políticas de governança em ESG, tecnologias digitais habilitadoras e eixos da E-Digital.

A iniciativa é responsável por garantir que 100% das vilas e favelas da capital mineira tenham internet gratuita e de qualidade, que se somam aos outros pontos de conexão espalhados pela cidade, totalizando mais de 4.500 pontos de Wi-Fi. O Programa também já certificou mais de 12 mil cidadãos nos últimos dois anos, nos 16 cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) gratuitos, presenciais e a distância, e ainda garantiu a doação de cerca de 3 mil equipamentos eletrônicos para uso nas áreas de maior vulnerabilidade social.

A administração municipal foi representada pela diretora de inclusão digital da Prodabel, Milla Fernandes, no evento que visou partilhar as melhores experiências de transformação digital do país.

Ao lado da diretora estavam Clara Savelli, representando a Associação Brasileira das Empresas de Software - ABES, e Fábio Bordin, representando a Prefeitura de Santo André e intermediador do debate. Durante sua apresentação, a diretora compartilhou o processo de implantação do Programa, seus resultados, os desafios enfrentados, as lições aprendidas e as metas para o futuro.

Milla Fernandes também destacou em sua fala a importância de cada um dos três pilares da Inclusão Digital de Belo Horizonte, conectividade, dispositivos e capacitação, e como muitos dos bons resultados ilustrados durante a apresentação vêm da sinergia entre esses três eixos. “Conforme determinação do Prefeito Fuad Noman, o cidadão tem que ser o centro de todas as nossas ações, cada iniciativa há de levar em conta a melhor experiência e entrega para a população. Muito mais que implantar pontos de wi-fi ou entregar aparelhos para o cidadão, é importante prepará-lo para lidar com essa tecnologia, fornecer capacitação para que ele possa acessar os serviços da Prefeitura, se inserir no mercado de trabalho, integrar o mundo que fica cada vez mais digital. Pensar dentro dos três pilares da Inclusão Digital é garantir que ninguém fique para trás”, enfatizou a diretora.

O Congresso Brasil Digital

Organizado pelo Instituto Brasil Digital, o evento reuniu as melhores práticas reconhecidas pelo Prêmio Brasil Digital Ozires Silva realizado em abril deste ano para partilharem mais a fundo suas experiências, reunindo especialistas e interessados nas pautas que perpassam a transformação digital. O congresso aconteceu de maneira remota e pautou a temática: “Brasil Digital Protagonista Global na Inovação e Transformação Digital, alinhado ao ESG”.