Pular para o conteúdo principal

Prefeitura entrega Plano Global Específico do Novo Lajedo à comunidade
Divulgação/PBH

Prefeitura entrega Plano Global Específico do Novo Lajedo à comunidade

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte entregou neste mês o Plano Global Específico (PGE), conquistado no OP 15/16, à comunidade do Novo Lajedo, região Norte da capital. O PGE é um instrumento de planejamento que norteia as intervenções de reestruturação urbanística, ambiental e de desenvolvimento social nas vilas, favelas e conjuntos habitacionais populares, apontando os caminhos para a melhoria da qualidade de vida nesses locais e integrando-os ao conjunto da cidade. Uma das vantagens do Plano Global é possibilitar maior eficiência e organização na aplicação dos investimentos para evitar desperdícios. 

Segundo Maria Cristina Magalhães, diretora de Planejamento e Gestão da Urbel, o Novo Lajedo é um local com muitos problemas ambientais e de risco geológico, por isso foi um plano desafiador de ser elaborado do ponto de vista urbanístico, mas, com a participação da comunidade, ele foi concluído e contêm, de forma hierarquizada, as intervenções necessárias para urbanizar o território e melhorar a qualidade de vida de cerca de 4,26 mil moradores. “O PGE é um passo extremamente importante porque agora a comunidade pode conquistar recursos para a realização das obras por meio do Orçamento Participativo, que foi retomado pelo Prefeito Fuad Noman este ano. Outro caminho é a Prefeitura tentar captar recursos junto aos organismos financeiros nacionais e internacionais”, explicou. 

Com o plano em mãos, a comunidade está animada com o resultado da parceria com a Prefeitura, e conta com a união dos moradores para conquistar os recursos. Para o líder comunitário Jorge Monteiro, “essa é a chave de abertura do progresso e das condições de obras. Agradecemos a PBH e a todo mundo daqui que participou. Agora precisamos de todos pra lutar pelas obras e levar pra frente a urbanização do Novo Lajedo”, comemorou.