Pular para o conteúdo principal

PBH monta força-tarefa para atuar em caso de chuva forte neste fim de semana
Foto: Divulgação/PBH

PBH monta força-tarefa para atuar em caso de chuva forte neste fim de semana

criado em - atualizado em

O prefeito Fuad Noman determinou que uma força-tarefa atue na cidade diante da previsão de fortes chuvas – podendo chegar a volumes pluviométricos de 100 mm – acompanhadas de raios e rajadas de vento até esta segunda-feira (25). O assunto foi tratado na tarde desta sexta-feira (22) em reunião com o Grupo de Gestão de Risco e Desastres (GGRD), responsável por acompanhar as ações da PBH.

 

O acompanhamento da cidade será reforçado no Centro de Operações da Prefeitura (COP-BH), onde estão mais de 4 mil câmeras para o monitoramento, em tempo real, de ocorrências relacionadas às chuvas, tais como alagamentos, enxurradas, inundações e quedas de árvores. Caberá ao COP-BH a identificação de recursos operacionais disponíveis e articular ações integradas, para uma resposta rápida às demandas.

 

“A minha recomendação é de alerta máximo. Qualquer emergência nós temos que estar prontos. Esse momento talvez seja o mais severo que nós tenhamos”, afirmou o prefeito Fuad Noman. Ele ainda solicitou que os equipamentos da Prefeitura estejam preparados para atendimento emergencial a possíveis atingidos pelas chuvas.

 

O Plantão da Central de Vagas da rede de acolhimento da assistência social será reforçado para atendimento imediato. Equipes dos Restaurantes Populares e do Depósito Central também estarão em alerta para o atendimento humanitário com refeições prontas e cestas de alimentos.

 

Equipes de plantão

 

Neste sábado (22), todos os serviços de limpeza vão operar normalmente. Portanto, caso haja necessidade, a SLU vai estar preparada para ocorrências das chuvas. No domingo, serão mantidas 10 equipes de plantão, em um total de 80 garis, para uma limpeza rápida e desobstrução de vias. Caso não haja chuva, os plantonistas realizarão limpezas preventivas nas áreas de maior risco na cidade.

 

A Guarda Municipal manterá 80 viaturas e 200 agentes à disposição para atuar no bloqueio de vias, no monitoramento visual local das áreas de inundação e na segurança dos espaços que forem isolados, com base no Protocolo de Atuação Integrada em Eventos de Chuva da Capital.

 

A BHTrans vai empenhar cerca de 90 agentes e 40 viaturas no sábado e no domingo para atuar no bloqueio de vias se for necessário e no monitoramento das áreas de possíveis alagamentos. É  importante alertar os motoristas para não estacionar em áreas de alagamento e respeitar a sinalização e os agentes de trânsito.

 

A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) disponibilizará uma equipe de plantão composta por 18 engenheiros, 9 encarregados de obras, 40 serventes, 17 caminhões e 11 escavadeiras. Já a Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb) terá uma equipe de plantão composta por 15 engenheiros, 100 profissionais de campo (pedreiros, ajudantes, etc.), 9 caminhões e 9 veículos leves.

 

A Defesa Civil de Belo Horizonte vai atuar com 120 servidores e 15 viaturas. Haverá um reforço no envio das condições meteorológicas e alertas preventivos de fenômenos meteorológicos, por meio do WhatsApp, para garantir a segurança e o acesso a informações de riscos durante este período.

 

Equipes de engenheiros, geológicos e técnicos sociais da Urbel estarão de plantão para se deslocarem imediatamente, caso haja qualquer tipo de ocorrência em áreas de risco geológico.

 

Emissão de alertas


A Defesa Civil de Belo Horizonte vai reforçar o envio das condições meteorológicas e alertas preventivos de fenômenos meteorológicos, por meio do WhatsApp, para garantir a segurança e o acesso a informações de riscos durante este período.


A ação vai permitir que os moradores da capital recebam informações antecipadas sobre a possibilidade de ocorrências meteorológicas, chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos e outras recomendações que visam a adoção de medidas de autoproteção e proteção comunitária. Para acessar o canal público da Defesa Civil basta acessar este link. 

 

Os moradores de Belo Horizonte também podem receber os alertas por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

 

Os alertas preventivos também são divulgados para motoristas que utilizam o aplicativo Waze. A Defesa Civil envia informações aos motoristas e, em caso de necessidade, bloqueia as vias que possam ser atingidas pelo transbordamento de córregos. Com a ação, o motorista será redirecionado para uma rota segura e longe dos possíveis riscos.

 

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

 

Recomendações durante a chuva

 

• Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
• Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
• Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
• Atenção especial para áreas de encostas e morros;
• Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para a Cemig (116) ou Defesa Civil (199).
• Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil e saia de casa. Só retorne após vistoria da PBH.
• Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

 

Recomendações durante o risco geológico

 

Recomenda-se atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.

Se você observar alguns destes sinais, saia imediatamente do seu imóvel, e ligue para a Defesa Civil (199) e em caso de emergência, ligue para a o Corpo de Bombeiros Militar (193).

 

 

Sinais de que deslizamentos podem acontecer:

• Trinca nas paredes.
• Água empoçando no quintal.
• Portas e janelas emperrando.
• Rachaduras no solo.
• Água minando da base do barranco.
• Inclinação de poste ou árvores.
• Muros e paredes estufados.
• Estalos.

Recomendações:

• Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos
• Coloque calha no telhado da sua casa.
• Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.
• Não jogue lixo ou entulho na encosta.
• Não despeje esgoto nos barrancos.
• Não faça queimadas.