Pular para o conteúdo principal

Prefeitura mantém ritmo acelerado de obras para maior fluidez e segurança no Novo Anel
Divulgação/PBH

Prefeitura mantém ritmo acelerado de obras para maior fluidez e segurança no Novo Anel

criado em - atualizado em

Desde a municipalização do Novo Anel, em 3 de junho, a Prefeitura de Belo Horizonte vem fazendo importantes intervenções de manutenção e conservação no corredor de trânsito, como recapeamento asfáltico, tapa-buracos, desobstrução de canaletas, correção de erosões, pintura de passarela, dentre outras. Em julho estão previstas ações em mais 14 trechos. O objetivo é garantir a segurança viária, melhorar a fluidez do tráfego e preservar a durabilidade da infraestrutura urbana, beneficiando quem passa diariamente por uma das principais vias de integração metropolitana.

A Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb) já recapeou mais de 1,5 quilômetro nos acessos e saídas da pista principal do Novo Anel, nas regionais Barreiro, Oeste, Noroeste, Pampulha e Nordeste. Os trechos contemplados incluem a Vila Bernadete (Barreiro), Avenida Antônio Carlos (Noroeste), Avenida Amazonas (Oeste) e Rua Boaventura (Pampulha). “As obras de recapeamento foram concentradas em pontos estratégicos de acesso e saída da pista principal, proporcionando melhores condições de rodagem, durabilidade do pavimento e um trânsito mais seguro”, destaca o engenheiro Maurício Cangussú, diretor de Manutenção de Infraestrutura Viária da Suzurb.

Também foram feitas operações localizadas e corretivas de tapa-buracos em diferentes segmentos do Novo Anel, mitigando riscos de acidentes e mantendo a trafegabilidade em níveis satisfatórios. A Suzurb ainda fez a desobstrução de canaletas, serviço essencial para garantir o escoamento eficiente das águas pluviais, prevenindo alagamentos e danos estruturais; correção de erosões próxima ao viaduto da Via Expressa, corrigindo problemas no solo e reforçando a estabilidade da infraestrutura; e pintura de passarela próxima ao viaduto São Francisco, assegurando a conservação e a segurança dos pedestres.

Além disso, como parte das ações de manutenção preventiva, foram mapeados e avaliados os dispositivos de drenagem ao longo do Novo Anel. “Este levantamento técnico é essencial para planejar intervenções futuras, evitando problemas durante o período chuvoso e assegurando a funcionalidade do sistema de drenagem”, aponta Cangussú.

Benefícios

Dentre os benefícios imediatos das obras no Novo Anel estão melhorias na qualidade do pavimento, para conforto e segurança dos motoristas; garantia da funcionalidade dos mecanismos de drenagem; conservação de dispositivos e sistemas essenciais à funcionalidade da via; valorização dos espaços públicos, como passarelas e áreas de mobilidade dos pedestres.

“Essas ações refletem o cuidado contínuo da Prefeitura com a preservação da infraestrutura urbana e a segurança no trânsito. A Prefeitura seguirá empenhada na execução de obras e manutenções que garantam um Novo Anel mais seguro, conectado e eficiente, demonstrando o compromisso com a qualidade de vida da população e o desenvolvimento sustentável da cidade”, garante o diretor da Suzurb.