Pular para o conteúdo principal

PBH celebra 8 anos de reabertura do Cine Santa Tereza com programação especial
Ricardo Laf

PBH celebra 8 anos de reabertura do Cine Santa Tereza com programação especial

criado em - atualizado em

Neste mês, a reabertura do Cine Santa Tereza completa oito anos. Revitalizado a partir do esforço dos moradores do bairro, por meio do orçamento participativo, o espaço foi reinaugurado no dia 26 de abril de 2016 e, desde então, cumpre a importante missão de difundir e democratizar o acesso ao cinema e ao audiovisual na capital mineira. Para celebrar a data, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza uma programação especial entre 23 e 25 de abril, de terça a quinta-feira, com filmes que evocam a memória coletiva da cidade associada à história dos cinemas de rua, além de obra que resgata a história do Clube da Esquina, que está associada à própria memória cultural do bairro Santa Tereza.

Integrando o Circuito Municipal de Cultura, a programação especial inclui o lançamento do filme “Dona” (2023), as exibições de “Entre uma Pipoca, um Beijo e um Drops Dulcora” (2017) e “Retratos Fantasmas” (2023), e a sessão de “Nada Será como Antes” (2024), documentário sobre o Clube da Esquina, que será comentada por Marilton Borges e Rodrigo Borges. Também em abril, o espaço promove a mostra "Quereres: Histórias de Amor no Cinema Brasileiro", que reúne filmes nacionais cujas tramas abordam as mais diversas nuances do afeto.

Os ingressos são gratuitos, podem ser retirados on-line pelo site da Sympla ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes das sessões. Mais informações estão disponíveis nas redes e no site do Circuito Municipal de Cultura, projeto realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.

Programação especial de reabertura

A programação começa na terça-feira (23), às 19h, com o lançamento do curta-metragem “Dona” (2023), dirigido por Sarah Hellen e Sofia Marinho. Através de importantes figuras do cinema de rua belo-horizontino, o documentário apresenta um passado cheio de luta e afeto. A memória torna-se peça fundamental para reviver uma parte da cidade que se esconde em meio ao abandono. No mesmo dia, será exibido o documentário “Entre uma Pipoca, um Beijo e um Drops Dulcora” (2017), de Alfredo Alves, longa-metragem que conta parte da história das salas de cinema da cidade de Belo Horizonte, revelando curiosos detalhes e esquecidos segredos desses locais.

Na quarta-feira (24), às 19h, é a vez de “Retratos Fantasmas” (2023), do premiado diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho. O longa-metragem se debruça sobre a rotina de ida ao cinema, no centro de Recife durante o século 20, quando salas de exibição serviram como espaços de convívio, participando ativamente na rotina e costumes da população na época. O longa, que estreou na 76º edição do Festival de Cannes, em 2023, foi escolhido como o representante do Brasil na disputa por uma vaga ao Oscar de melhor filme internacional no Oscar 2024.

Fechando a programação, na quinta-feira (25), às 19h, acontece sessão comentada de “Nada Será como Antes - A Música do Clube da Esquina” (2023), com a presença dos músicos Marilton Borges e Rodrigo Borges. O documentário de Ana Rieper aborda um dos movimentos musicais mais importantes do Brasil, responsável por apresentar ao mundo artistas como Lô Borges, Milton Nascimento e Toninho Horta. O longa-metragem retrata o processo de criação dos discos “Clube da Esquina” 1 e 2, perpassando lugares, pessoas e outras referências que influenciaram a concepção dos icônicos álbuns.

Mostra “Quereres: Histórias de Amor no Cinema Brasileiro”

As relações amorosas e as histórias de amor sempre foram inspiração para a sétima arte. Essa é a premissa da mostra "Quereres: Histórias de Amor no Cinema Brasileiro", que também integra a programação do Cine Santa Tereza neste mês. Até dia 30 de abril, a mostra reúne uma seleção de produções nacionais que abordam as diversas nuances dos afetos, presentes em obras que vão da comédia romântica ao drama de época, perpassando amores juvenis, paixões platônicas, triângulos amorosos, casais históricos, separações e reconciliações.

A programação inclui diretores que se especializaram nas dinâmicas amorosas  e adaptações de textos clássicos, como “O Livro dos Prazeres” (2022), de Marcela Lordy, baseado na obra da escritora Clarice Lispector - que será exibido no sábado (20), às 19h. Na trama, Lóri (Simone Spoladore) é uma professora com uma vida monótona tanto profissionalmente quanto romanticamente. Tudo muda quando ela conhece Ulisses (Javier Drolas), um provocador professor argentino. Com ele, Lóri vivencia novas experiências, trocas e aprende, enfim, o que é amar.

Todos os ingressos são gratuitos, podem ser retirados on-line pelo site da Sympla ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes das sessões. Para conferir a programação completa, acesse este link.

Cine Santa Tereza

Inaugurado na década de 40 e fechado nos anos 80, o Cine Santa Tereza, por quase quatro décadas, exerceu um importante papel na criação de memórias afetivas e na relação dos moradores com a cultura e a sétima arte. Revitalizado e reaberto em 2016, a partir de uma demanda dos próprios moradores do bairro via orçamento participativo, o Cine Santa Tereza é hoje um dos últimos cinemas de rua da cidade, abrigado em um prédio histórico, cuja fachada encontra-se em processo de tombamento como patrimônio de Belo Horizonte. É um equipamento cultural mantido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e tem a missão de difundir e democratizar o acesso ao cinema e ao audiovisual na cidade, exibindo uma programação diversa e valorizando as produções locais, regionais e nacionais.

Sobre o Circuito Municipal de Cultura

O Circuito Municipal de Cultura foi criado com o compromisso de oferecer uma programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. Desde então, o projeto tem realizado shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação em diferentes linguagens artísticas, reforçando seu importante papel de fomento.

Entre dezembro de 2019, quando foi lançado, e agosto de 2023, data que marcou três anos de projeto, o Circuito Municipal de Cultura realizou 928 atividades artísticas e culturais, que alcançaram um público estimado de aproximadamente 535 mil pessoas. Incluindo ações presenciais, virtuais e híbridas, a programação ocorrida durante esse período histórico do projeto movimentou a contratação de 5248 artistas e profissionais técnicos da cadeia produtiva da cultura.

Serviço | Circuito Municipal de Cultura
Programação especial do Cine Santa Tereza | Oito anos de reabertura
Quando. Terça (23), quarta (24) e quinta-feira(25), às 19h
Onde. Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza)
Quanto. Os ingressos são gratuitos, podem ser retirados on-line pelo site da Sympla ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes das sessões

Programação Cine Santa Tereza | Oito anos de reabertura

Terça-feira (23), às 19h
“Dona” (Sarah Hellen/Sofia Marinho | Brasil | 2023 | Documentário | 16 min)
“Entre uma Pipoca, um Beijo e um Drops Dulcora”
(Alfredo Alves | Brasil | 2017 | Documentário | 50 min)
Classificação: Livre
Ingressos: Retirada gratuita on-line ou na bilheteria, 30 minutos antes da sessão

Quarta-feira (24), às 19h
“Retratos Fantasmas” (Kleber Mendonça Filho I 2023 I Documentário | 91 minutos)
Classificação: Livre
Ingressos: Retirada gratuita on-line ou na bilheteria, 30 minutos antes da sessão

Quinta-feira (25), às 19h
“Nada Será Como Antes” (Ana Rieper I 2023 I Documentário | 78 minutos)
Sessão comentada por com Marilton Borges e Rodrigo Borges
Classificação: Livre
Ingressos: Retirada gratuita on-line ou na bilheteria, 30 minutos antes da sessão

Circuito Municipal de Cultura nas redes
Instagram | YouTube | Facebook