Pular para o conteúdo principal

Carnaval em Belo Horizonte tem diversas atrações para os foliões
Foto: Bruno Figueiredo/Divulgação

Carnaval em Belo Horizonte tem diversas atrações para os foliões

criado em - atualizado em

Belo Horizonte já está no clima da folia desde o dia 27 de janeiro. E no feriado de Carnaval a Prefeitura de Belo Horizonte preparou diversas e variadas atrações para todos os gostos. De 9 a 14 de fevereiro os foliões poderão curtir as apresentações artísticas do Kandandu, os mais de 200 desfiles dos Blocos de Rua e os desfiles dos Blocos Caricatos e das Escolas de Samba na avenida Afonso Pena. A programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte.

“Com uma programação intensa e diversa, o Carnaval de Belo Horizonte já começou.  A PBH continuará trabalhando para entregar com qualidade os serviços de segurança, limpeza urbana e mobilidade para a população e turistas. Teremos uma extensa, plural e descentralizada programação de blocos de rua, além dos tradicionais cortejos dos Blocos Caricatos e Escolas de Samba e as manifestações artísticas dos blocos afros. Mostraremos ao mundo mais uma vez a potência do Carnaval de Belo Horizonte, que para além da sua importância cultural e de entretenimento, é um importante gerador de emprego e renda”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.

O Carnaval de Belo Horizonte é um dos principais produtos turísticos da cidade. Entendido como movimento espontâneo, o evento tem sido qualificado com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, garantido a sua estrutura, organização, segurança e acesso da população, turistas e visitantes.

A Belotur instalou 99 pontos fixos de banheiros durante o feriado do Carnaval, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, para os foliões de blocos de rua em bairros como Cruzeiro, Buritis, Barro Preto, Lagoinha, Santa Tereza, Floresta, Centro e Savassi. O mapa com os endereços dos pontos pode ser conferido no Portal Belo Horizonte. Também serão disponibilizados oito caminhões-pipa para aliviar o calor dos foliões nos blocos de rua do Carnaval 2024. Os equipamentos ficarão situados em diversos pontos estratégicos da capital. A ação preventiva tem o intuito de mitigar os efeitos das ondas de calor, em especial, em eventos com grandes multidões, pensando no bem-estar e na saúde dos foliões. Saiba mais no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

Blocos de Rua

Para quem quiser começar a curtir a folia já nesta sexta-feira, o "Sexta, Ninguém Sabe?!" concentra às 17h, na rua Alvarenga Peixoto, 1.030, no Santo Agostinho. Seu repertório é focado em sambas-enredo de todos os tempos e clássicos do rock. Hoje também acontece o desfile do Bloco Afro-Periférico Orisamba, que promete sacudir os foliões ao som dos tambores. A concentração ocorre na rua Fagundes Varela, número 99, no bairro Lagoinha, a partir das 19h. Fechando o primeiro dia do período do feriado de carnaval, o Bloco Fúnebre desfila pelas ruas da Serra a partir das 23h. O cortejo busca resgatar canções que fizeram parte da identidade cultural brasileira. A concentração acontece na Praça da Bandeira, 122.

O sábado (10) de Carnaval começa bem cedo, às 5h com o "Então, Brilha!". O tradicional  bloco da folia belo-horizontina se encontra na rua Curitiba, 8, no Centro. Às 9h, acontece o cortejo do bloco ‘Quando Come se Lambuza’, que comemora uma década de existência em 2024. O grupo promete fazer um desfile com várias surpresas, homenagens e participações especiais. A concentração acontece na avenida Afonso Pena, 546, no Centro da capital. No mesmo dia ainda ocorrem o desfile do Bloco Afro de Favela ‘Seu Vizinho’, que busca promover um carnaval coletivo, diverso e inclusivo, com concentração na avenida Mem de Sá, 1882, às 12h, na Vila Novo São Lucas, e o ‘Bloco da Calixto’, projeto da cantora mineira Aline Calixto,  que acontece na rua Professor Moraes, 226, Savassi, às 13h.

O domingo de carnaval (11) se inicia cedo com o ‘Lagum na Avenida’, bloco da banda mineira que acontece na rua Sergipe, na Savassi, às 7h.  O bloco promete recriar as músicas do Lagum com novos arranjos a partir de uma construção conjunta com artistas que fazem parte do movimento, experimentando novas sonoridades e espaços. As bandas mineiras Graveola e Lamparina se unem para uma apresentação especial na avenida Assis Chateaubriand, 525, Floresta, a partir das 8h. O bloco ‘Todo Mundo Cabe no Mundo’, que aborda a questão da inclusão das pessoas com deficiência, desfila pelas ruas do bairro Santa Efigênia a partir das 10h30, com concentração na rua Piauí, 596.

Na parte da tarde, o destaque fica por conta do Bloco Angola Janga, que busca enegrecer e periferizar a folia na cidade. O grupo busca preservar e divulgar a cultura afro-brasileira, através de seus repertórios e práticas. O cortejo acontece na avenida Afonso Pena, Centro, 547, às 14h. No mesmo dia acontece também o desfile do bloco "Baianeiros". A ideia é trazer para Belo Horizonte o clima do Carnaval de Salvador. O  agrupamento começa às 12h30 na avenida Altamiro Avelino Soares, 169, Castelo.

No dia 12 de fevereiro acontece o Unidos do Barro Preto, um dos primeiros blocos da retomada do Carnaval de Belo Horizonte. O desfile acontece Augusto De Lima, 1868, Barro Preto. O destaque do dia também será o ‘Bloco do Teló’, do cantor sertanejo Michel Teló. Conhecido nacionalmente, o cantor se apresenta na avenida Abrahão Caram, 1001, São Luiz, a partir das 14h, levando o sertanejo para as ruas de Belo Horizonte.

O dia 13 de fevereiro começa com desfile do bloco Juventude Bronzeada, que celebra a história da música baiana tocando sucessos da Banda Mel, Eva, Olodum e Timbalada. O desfile ocorre na avenida dos Andradas, 3562, no Pompéia, a partir das 8h. Ainda pela manhã acontece o cortejo do "Truck do Desejo", bloco de mulheres lésbicas, bissexuais, não bináries e sapatrans que tem como bandeira a luta contra o preconceito e a maior visibilidade da cultura lésbica e bissexual. Seus ritmos passeiam entre o samba reggae, funk, pagodão, marchinha, piseiro e reggaeton. A concentração será às 9h na avenida Brasil, 1145, Funcionários.

Às 10h ocorre o cortejo do ‘Chega o Rei’, bloco de rua que interpreta os clássicos do cantor Roberto Carlos. O desfile está marcado para acontecer na rua Frei Conceição Veloso, 213, no bairro João Pinheiro. Composto exclusivamente por mulheres, o Bloco Baque de Minas faz seu cortejo voltado para o Maracatu. O cortejo ocorrerá na avenida Carandaí, 448, no Santa Efigênia, com concentração às 14h30.

Kandandu

As apresentações do Kandandu abrem oficialmente a programação do Carnaval 2024 em Belo Horizonte. O encontro de blocos afro da capital acontece nesta sexta-feira (9) e sábado (10), no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. No primeiro dia, o evento começa às 18h. No sábado, o Kandandu continua no palco, com atrações a partir de 16h. A retirada dos ingressos gratuitos deve ser feita na internet. Confira a programação completa do Kandandu no Portal Belo Horizonte.

Na edição deste ano, o Kandandu terá Exu e Omolu como orixás regentes e o tema será “Encruzilhada - Caminhos de Cura e Transformação”, conectando as atrações com a rica tradição das religiões afro-brasileiras. Dez blocos da cultura afros mineiros  se apresentarão no Parque Municipal: Afoxé Bandarerê, Arrasta Bloco de Favela, Seu Vizinho, Bloco Afrodum, Magia Negra, Oficina Tambolelê, Samba da Meia Noite, Swing Safado, Batucarte e Saravá Kizomba. Saiba mais sobre o Kandandu no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

Blocos Caricatos e Escolas de Samba

A avenida Afonso Pena, entre as ruas Pernambuco e Espírito Santo, será mais uma vez palco dos desfiles das Escolas de Samba e dos Blocos Caricatos da cidade. Mostrando que Belo Horizonte também tem tradição no carnaval de passarela, as agremiações se apresentam na segunda (12) e terça-feira (13), a partir das 17h45. As ordens das apresentações e os horários dos cortejos podem ser conferidos no Portal Belo Horizonte.

A expectativa é que dois mil foliões acompanhem a festa na avenida Afonso Pena e confiram os desfiles das agremiações. A estrutura montada conta com banheiros químicos, postos médicos, camarins e ambulâncias de suporte avançado. A apuração dos resultados dos desfiles será realizada na quinta-feira (15/02), a partir das 15h, no Mercado da Lagoinha. O endereço é Avenida Presidente Antônio Carlos, 821, Lagoinha, a entrada é gratuita e está sujeita à lotação do espaço.

Saiba mais sobre os Blocos Caricatos e as Escolas de Samba no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

Carnaval de Belo Horizonte 2024

O Carnaval de Belo Horizonte 2024 tem o patrocínio master do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Codemge; apoio do Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais e colaboração da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e da rede de supermercados Mart Minas.

A edição de 2024 do Carnaval de Belo Horizonte acontece entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro. O evento momesco é um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. A folia na cidade é organizada de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural.

Na última edição, realizada em 2023, a festa teve 5,25 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5,5 milhões de foliões encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria.