Pular para o conteúdo principal

Belotur lança livro com artigos da 1ª Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte
Foto: Wander Faria

Belotur lança livro com artigos da 1ª Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte

criado em - atualizado em

Será lançado no dia 2 de abril o livro com artigos elaborados na 1ª Bienal da Gastronomia, projeto da Prefeitura de Belo Horizonte, de promoção e valorização da gastronomia mineira, ocorrido em outubro do ano passado. A obra intitulada ‘Bienal da Gastronomia: A Gastronomia da Cidade, do Estado e do Mundo’ será apresentada em evento que acontece no Auditório do P7 Criativo (Rua Rio de Janeiro, 471, Centro), a partir das 16h. A iniciativa será realizada pela empresa municipal com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e das faculdades Arnaldo, UNA, Promove e Estácio de Sá.

 

O objetivo da publicação é estimular a produção acadêmica dos professores e estudantes de gastronomia da cidade, além de apresentar dados e pesquisas sobre a herança e patrimônio da culinária mineira. Ela aborda o resgate de raízes e a intersecção entre a culinária local e a hospitalidade belo-horizontina. O livro estará disponível gratuitamente no site da Belotur.

 

“A Bienal da Gastronomia foi um marco para o setor turístico, gastronômico e alimentar de Belo Horizonte. Ela foi um espaço amplo de escuta e troca que permitiu a criação de redes em prol do desenvolvimento econômico e criativo da cidade. A publicação do livro com artigos de estudantes e profissionais da área vem para deixar registrado todos os aprendizados do evento, como a criatividade e a tradição da gastronomia mineira, expostas diariamente nas mesas de todos os belo-horizontinos e nas centenas de estabelecimentos gastronômicos da cidade, bem como nas nossas políticas públicas alimentares”, afirma o diretor de Políticas de Turismo e Inovação da Belotur, Marcos Boffa.

 

Na ocasião, também será realizado o bate-papo "As Muitas Escritas da Gastronomia", com a professora e pesquisadora Sabrina SedImayer, com mediação do diretor de Políticas de Turismo e Inovação da Belotur, Marcos Boffa. O evento abordará temas como criatividade, técnicas, cultura e paixão em torno da gastronomia mineira.

 

Confira abaixo um pouco a carreira dos dois palestrantes:

 

Sabrina SedImayer

Professora titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sabrina atua principalmente na linha de pesquisa ‘Literatura e Políticas do Contemporâneo’. Além disso, é coordenadora do projeto SAL (Sobre Alimentos e Literaturas) desde 2015, e possui muitas publicações nas interfaces ‘Literatura e Filosofia’ e ‘Literatura e Cultura Alimentar'. Entre os livros publicados, vale destacar Jacuba é Gambiarra; Ao Lado Esquerdo do Pai; Pessoa e Borges: Quanto a Mim, Eu. Sabrina Sedlmayer também ganhou o primeiro lugar no Brasil e terceiro lugar mundial na área de nutrição, no prestigiado concurso ‘Gourmand World Cookbooks Award’, com o livro ‘100 Receitas sem leite'.

 

Marcos Boffa

Geógrafo formado pela UFMG com especialização em Política Cultural pela Université de Bourgone, no programa Formation Internacionale Culture de Paris - França e em Turismo Gastronômico pelo Basque Culinary Center de San Sebastian - Espanha. Diplomado em Cidades Inteligentes pela Universidad FASTA de Mar del Plata - Argentina. Desde 2017 é responsável pela Diretoria de Políticas de Turismo e Inovação da Belotur. Atualmente é ponto focal de BH na Rede de Cidades Criativas da UNESCO e na Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes. Palestrou em eventos da Organização Mundial do Turismo e da Federação Mundial de Cidades Turísticas na América Latina.