Pular para o conteúdo principal

Anvisa classifica hospital da PBH com alta conformidade em segurança do paciente
Divulgação/PBH

Anvisa reconhece boas práticas de segurança do paciente em hospital da PBH

criado em - atualizado em

O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC), de gestão da Prefeitura de Belo Horizonte, foi classificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com alta conformidade nas práticas de segurança do paciente. Essas ações têm como objetivo garantir a qualidade do cuidado, preservando o bem-estar e evitando possíveis riscos ao usuário dentro da unidade hospitalar.

As metas de segurança avaliadas pela Anvisa são: identificação correta do paciente, comunicação efetiva, melhora na segurança dos medicamentos, cirurgia segura, redução no risco de infecções associadas aos cuidados e redução no risco de danos aos pacientes, resultantes de lesões por pressão e quedas. Enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente do HMDCC, Daniela Mascarenhas explica que a avaliação foi feita através dos protocolos sistêmicos (rotina descrita e aplicada) de treinamentos com as equipes assistenciais, verificação dos riscos dos pacientes e implementações das medidas preventivas.

Entre os hospitais participantes que tiveram alta conformidade nos quesitos em avaliação, a Anvisa realiza um sorteio e vai até o estabelecimento de saúde verificar as informações. “O Hospital Célio de Castro foi sorteado e recebemos a vistoria da Vigilância aqui, no final de novembro do ano passado. Em algumas instituições visitadas a nota pode mudar. No nosso caso, mantivemos”, explicou a enfermeira.

Diretora executiva do HMDCC, Cristina Peixoto reforça que a segurança do paciente é um objetivo estratégico da instituição, que busca constantemente aperfeiçoar as práticas de cuidado. “A avaliação das práticas de segurança é um processo fundamental para garantir a qualidade e a eficácia dos cuidados de saúde. Permite refletir sobre alguns pontos críticos dentro do processo assistencial, além de práticas preventivas. Trata-se de um trabalho que só é possível pela integração de vários setores em um único propósito. Ser reconhecido nacionalmente no exercício dessas práticas de segurança mostra que o HMDCC está no caminho certo, buscando incentivar o trabalho em equipe, qualificando a assistência e oferecendo um cuidado seguro aos pacientes”, afirma.

O relatório completo da Anvisa pode ser verificado neste link.