Pular para o conteúdo principal

Feira da Afonso Pena

criado em - atualizado em

Idealizada por um grupo de artistas mineiros e críticos de arte, esta feira surgiu na Praça da Liberdade em 1969. Artistas plás­ti­cos e arte­sãos de diver­sas espe­ci­a­li­da­des ali se reu­niam, expu­nham e ven­diam os seus tra­ba­lhos. Em 1973, foi reco­nhe­cida e ofi­ci­a­li­zada pela Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Em 1991, a Feira Hippie - nome cari­nho­sa­mente dado pela população e pelos visi­tan­tes àquela feira de artes e arte­sa­nato que acon­te­cia na Praça da Liberdade - e outras feiras artesanato espa­lha­das pela cidade foram reu­ni­das e trans­fe­ri­das para a Avenida Afonso Pena, no cen­tro de Belo Horizonte, dando ori­gem a uma das maiores feiras de artes e artesanato a céu aberto da América Latina.

 

A nova feira, cri­ada ofi­ci­al­mente com o nome de Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades da Avenida Afonso Pena, her­dou da antiga feira da Praça da Liberdade, o cari­nhoso nome de Feira Hippie.

A Feira ocorre aos domingos de 8h às 14h, entre a Praça Sete e a Rua Guajajaras. É dividida em 15 setores conforme os produtos comercializados, incluindo áreas específicas de alimentação.

 

De acordo com a legislação que rege a Feira, os cerca de 1600 artesãos, artistas e produtores de variedades cadastrados como feirantes devem comercializar artigos de produção própria.

 

A importância da Feira para a geração de trabalho e renda para a população da capital vai além do número de feirantes titulares cadastrados, englobando diretamente as unidades familiares e os auxiliares que atuam juntamente na produção e comercialização dos produtos, os trabalhadores ambulantes licenciados a atuarem na Feira, além da ampla prestação de serviços que envolve a carga e descarga dos produtos, fabricação e montagem de barracas, bem como os fornecedores e servidores vinculados aos serviços de competência da Prefeitura Municipal, responsável pela gestão, monitoramento, segurança e limpeza do evento.

 

A Feira é reconhecida como referência turística da capital, sendo também espaço de manifestações artísticas e culturais. Atualmente, ocupa uma área de aproximadamente 45 mil m² e recebe em média 60 mil visitantes a cada domingo, tendo um público estimado de 10 mil visitantes em horário pico.

 

Mais informações:

(31) 98440 6516 (Whatsapp - só para mensagens)

Ou acesse a página da Jornada Produtiva para mais detalhes da Feira da Afonso Pena.