Feira da Afonso Pena
As feiras estão temporariamente fechadas em razão da pandemia de Coronavírus
Orientações sobre a suspensão da Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte
- Considerando a atual situação epidemiológica da pandemia do novo coronavírus, cuja manifestação clínica é chamada de COVID-2019;
- Considerando a atual situação epidemiológica do município de Belo Horizonte;
- Considerando o Decreto Nº 17.298, de 17 de março de 2020, artigo 4º;
A Prefeitura de Belo Horizonte informa aos feirantes e à população de Belo Horizonte que estão suspensas, a partir de hoje, as atividades referentes à “Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte”, também conhecida popularmente como “Feira Hippie” ou “Feira da Afonso Pena”.
Essa suspensão extraordinária permanece válida até novo comunicado oficial da Prefeitura de Belo Horizonte, conforme monitoramento do quadro epidemiológico da cidade.
Ressaltamos que essa é uma importante medida de saúde pública, necessária para a prevenção e o controle do contágio, que integra um conjunto de esforços da cidade de Belo Horizonte para contenção da epidemia, prezando pela segurança e saúde de todos os trabalhadores e visitantes da Feira.
Belo Horizonte, 18 de março de 2020
Idealizada por um grupo de artistas mineiros e críticos de arte, esta feira surgiu na Praça da Liberdade em 1969. Artistas plásticos e artesãos de diversas especialidades ali se reuniam, expunham e vendiam os seus trabalhos. Em 1973, foi reconhecida e oficializada pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Em 1991, a Feira Hippie - nome carinhosamente dado pela população e pelos visitantes àquela feira de artesanato que acontecia na Praça da Liberdade - e outras feiras de artesanato espalhadas pela cidade foram reunidas e transferidas para a Avenida Afonso Pena, no centro de Belo Horizonte, dando origem à maior feira de artesanato a céu aberto da América Latina.
A nova feira, criada oficialmente com o nome de Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades da Avenida Afonso Pena, herdou da antiga feira da Praça da Liberdade, o carinhoso nome de Feira Hippie. E é com esse nome que ela é conhecida e reconhecida até hoje pelos moradores da capital.
A Feira é dividida em 16 setores, incluíndo 3 áreas de alimentação, com mais de 2.000 expositores e cerca de 10 mil trabalhadores diretos e indiretos. Ela recebe, em média, 60 mil visitantes a cada domingo. Em 31 de dezembro de 2010 foi publicado o Decreto 14.246/2010, Regimento Interno da Feira de Artesanato, onde a referida feira passou a ser denominada Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte.
Endereço: Avenida Afonso Pena, 1060 - Centro
Complemento: Entre Rua da Bahia e Rua Guajajaras
Telefone: 156
31 3277-9235
Horário de Funcionamento: domingo, das 8h às 14h