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BOAS PRÁTICAS PARA EDIÇÃO - LINGUAGEM SIMPLES

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Todos têm direito à informação

Linguagem simples é uma forma de comunicação criada nos anos 1940 nos Estados Unidos e no Reino Unido. Seu objetivo é facilitar o entendimento de textos e comunicados, deixando a leitura mais rápida para o cidadão.
 

O texto deve ser planejado antes de ser escrito, pensando sempre no público alvo. Escrever de forma simples é escrever de forma direta, tornando confortável a leitura.
 

 

Escreva para o cidadão

A estrutura do texto deve ser bem definida,  priorizando as informações mais importantes. Parágrafos longos devem ser evitados, assim como frases negativas. Atente-se para sentenças que podem ser trocadas por um ou dois substantivos.
 

Escrever na linguagem simples significa utilizar termos comuns, de forma direta e assertiva, através de frases curtas. É fundamental evitar palavras complexas e pouco conhecidas, como expressões em outros idiomas.
 

O uso de exemplos do cotidiano aproximam o leitor do texto, fazendo com que ele se identifique e assim facilitando a compreensão.


 

Atenção aos erros

Revise seu texto pelo menos duas vezes, verificando redundâncias e termos que podem ser substituídos. Dê atenção para pronomes, adjetivos e verbos, utilize os mais simplificados possíveis.
 

O material deve ser testado e re-lido, de preferência por uma pessoa não envolvida na produção do conteúdo. O texto estará pronto quando for possível que o cidadão encontre o que procura e entenda o que você quer informar.


Conheça mais dicas sobre a Linguagem Simples no Guia de Edição de Serviços do Gov.br
 

 

 

 

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